Frente Parlamentar da Dependência Química será lançada em Porto Alegre
No dia 22 de março, a partir das 14h, ocorrerá o ato de lançamento da Frente Parlamentar da Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Ressocialização. A proposição é de autoria da vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB). O evento será presencial e aberto ao público no Salão Nobre Adel Carvalho.
Ao evidenciar a importância da iniciativa, a parlamentar Tanise Sabino, com formação em psicologia, indica a necessidade de fomentar o tema e de somar à comunidade porto-alegrense através da nova Frente facilitando além do diálogo e reflexão pertinente, também o estreitamento para o encaminhamento de ações efetivas.
Pesquisas mostram que bebidas alcoólicas são ingeridas para aliviar o estresse do dia a dia. E, durante a pandemia de coronavírus houve um aumento no consumo dessas substâncias associado a sintomas de depressão e ansiedade, segundo pesquisa da Fiocruz e da Organização Pan-Americana da Saúde.
“O contexto é favorável no Município, no Estado e ao País: chegou a hora de fornecer políticas públicas com qualidade àqueles que sofrem com a dependência química! O grande desafio, a partir de sua instalação é buscar melhorar o serviço. A população, os usuários necessitam de uma rede de atendimento e acompanhamento interligadas”, destaca Tanise.
A frente parlamentar terá três objetivos: discutir politicas públicas relacionadas a prevenção da dependência química; tratamento e após o tratamento a ressocialização, ou seja, como o indivíduo, que sofreu devido a esta doença, pode voltar a conviver em sociedade, buscando uma inserção no mercado de trabalho.
Entre os convidados, estão os profissionais da saúde, profissionais das comunidades terapêuticas, conselhos e sindicatos de psicologia e medicina e diversas outras instituições relacionadas com o tema.
Data: 22/03/2022 – Terça-feira
Horário: Das 14h às 15h30
Local: Salão Nobre Abel Carvalho – Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre Av. Loureiro da Silva, 255.
Confirmação de Presença: Até o dia 14 de março pelo telefone ou WhatsApp (51) 99721.5372.