SAÚDE MENTAL

Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental apresenta resultados em 2021

Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental
Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental

Em meio a mais um ano pandêmico com reflexos não só na área da Saúde, mas também na Educação, na Economia e no Bem Estar Social, gerou à Câmara de Vereadores de Porto Alegre a necessidade da instalação de uma Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental. Com a proposição e presidência da Psicóloga e Vereadora Tanise Sabino, o trabalho, que iniciou em 15 de julho deste ano, já tem resultados positivos em 2021 e novas perspectivas para 2022, apresentados nessa sexta-feira (17).

 

Nesta última reunião para o ano de 2021, realizada pela Frente, o balanço de ações já desenvolvidas destaca os Projetos de Lei que estão tramitando na Câmara de Vereadores de autoria da Vereadora Tanise Sabino, tais como o PL que trata da implantação de Ambulatórios Pós-Covid; a instituição de suporte psicológico e psiquiátrico aos Profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19; a instalação de campanha anual de Valorização à Vida denominada Setembro Amarelo; e a formalização e encaminhamento de casos de Automutilação ou Tentativa de Suicídio à Secretaria de Saúde. A Vereadora Tanise Sabino teve 02 projetos de leis aprovados, que portanto, tornaram-se leis: a inclusão do Dia do Profissional da Saúde no Calendário de Datas Comemorativas de Conscientização do município de Porto Alegre, a ser comemorada no dia 7 de abril; e o título de cidadão à Psicóloga Zeila Bedin, que neste ano completou 50 anos de profissão. 

 

Centros de Autismo e Centros de Atenção Psicossociais (Caps) do Município também foram alcançados através de roteiros de visitação. Nestas visitas, foi possivivel já identificar e mapear alguns pontos que precisam ser analisados pelo governo do Prefeito Melo, tais como: pedidos de mais profissionais, principalmente psicólogos e enfermeiros, em virtude de aposentadorias e afastamento; solicitação de educação permanente para a equipe de trabalho; necessidade de supervisão aos profissionais;  informatização para os CAPS que são parcerizados; reformas nas estruturas físicas, principalmente nos CAPS prórios. A Vereadora Tanise Sabino também relatou que nos CAPS próprios há uma necessidade de meterial permanente, como por exemplo, cartolina, papel tnt, giz de cera, lápis, canetinha, tinta, pincel, etc, e desta forma, em uma verdadeira rede de solidariedade, a Vereadora conseguiu algumas doações e foi possivel contemplar o Caps Cais Mental, Harmonia e Equipe de Saúde Mental da Restinga. Os caps i (infantil) também tem necessidade de doação de briquedos, e a Vereadora também conseguiu destinar alguns brinquedos para estes locais.

 

Foi apresentada também as reuniões da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAN) em que a Vereadora Tanise Sabino solicitou os seguintes temas de pauta: o tratamento pós-covid, setembro amarelo, outubro rosa e centro de autismo. 

 

O representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ex Presidente da APAE de Guaíba, Rogenio Cavalar, que tem um filho autista, compreende e vive diariamente os desafios e dificuldades em relação a saúde mental, e relatou o anseio que a cidade de Guaíba possui, em também construir um Centro de Autismo assim como Porto Alegre está planejando.  Cavalar destacou estar muito contente, animado e motivado com o trabalho já desenvolvido em Porto Alegre pela Vereradora Tanise Sabino e em relação a iniciativa do Governo em implantar um Centro de Autismo.

Para 2022 a perspectiva é iniciar as atividades com o desenvolvimento do Janeiro Branco, mês destinado a conscientização da saúde mental,  através da Campanha Pílulas de Esperança. A campanha será destinada aos Caps de Porto Alegre e as equipes de saúde mental. O objetivo é chamar a atenção da população para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas, das instituições humanas e ainda promover a Saúde Mental como prioridade na Capital do Estado Rio-grandense. 

Para abril, dia 07, data comemorativa do profissional da saúde, lei de autoria da Vereadora aprovada neste ano, será realizado Seminário sobre o tema da Saúde Mental, contemplando além dos profissionais da saúde, outros públicos como profissionais da assistência social, educação e demais interessados no tema. Entre as parcerias confirmadas para ministração de palestras, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). O representante do SIMERS, Dr. e Psiquiatra Rogério Cardoso, colocou a instituição a disposição para ser parceira no seminário, parabenizou a campanha “Pílulas de Esperança” e, ainda inteirou que levará o modelo para o SIMERS. 

A psicóloga e vereadora Tanise ressaltou em sua fala final, o sentimento de gratidão pelas conquistas até o momento e avanço em prol à saúde mental: “Encerramos o ano com a certeza de que trabalhamos muito. Na próxima semana tenho nova reunião com Prefeito Melo para tratar sobre o tema da campanha do Janeiro Branco. Temos muito a fazer pela nossa cidade. Agradeço a presença de cada um que disponibilizou o seu tempo para estarmos juntos, aqui na Câmara de Vereadores, discutindo, pensando e propondo ações em prol da saúde mental ao longo deste ano, não foi fácil, foi árduo, mas juntos estamos avançando e precisamos continuar.”