INSTITUCIONAL

Frente Parlamentar defende ampliação dos IFs em Porto Alegre

  • Instalação  da Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Federais
    Reunião contou com a presença da deputada federal Maria do Rosário e de deputados estaduais (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Instalação  da Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Federais
    Vereador Engenheiro Comassetto (E) relembrou mobilização para a construção do IFRS Restinga (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (14/8) o ato de lançamento da Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Federais de Educação, proposta pelo vereador Aldacir Oliboni (PT). A reunião de instalação da frente tratou sobre a ampliação dos institutos federais (IFs) na Capital.

Oliboni defendeu a criação de mais dois IFs em Porto Alegre e a extensão dos institutos já existentes. A Capital conta hoje com o IFRS Campus Porto Alegre, localizado no Centro, e com o IFRS Campus Restinga. “Vivemos uma nova realidade, com a volta de Lula à presidência. O momento é de mobilização nos estados e nos municípios” para a ampliação dos institutos, afirmou o vereador. Ele destacou que os IFs contribuem para o desenvolvimento local e regional e para a inserção da juventude no mercado profissional.

“Não há projeto de desenvolvimento para o Brasil sem termos um projeto de Educação”, afirmou a deputada federal Maria do Rosário (PT). Ela ressaltou que Porto Alegre e o País passaram por um processo de desindustrialização, e disse que “não podemos nos acomodar em sermos apenas exportadores de commodities”, destacando o conceito de inovação e tecnologia dos IFs.

A deputada defendeu que um IF poderia ser instalado na Zona Norte da cidade, que afirmou ser “a zona mais afetada pela desindustrialização” na Capital. O outro contemplaria as regiões das zonas Leste e Sul da cidade.

“Os IFs foram uma revolução no nosso país. O que faz diferença na Educação é investimento e qualidade do ensino”, afirmou o deputado estadual Leonel Radde (PT). Ele defendeu a Educação de turno integral, e ressaltou que este é um conceito utilizado nos institutos federais. O deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) defendeu que investimentos em ciência, inovação e tecnologia podem colocar o País em outro patamar de desenvolvimento.

O vereador Engenheiro Comassetto (PT) relembrou o início da mobilização para a construção do IFRS Restinga, em 2008. “Ninguém acreditava, na época, mas hoje está lá o Instituto, com cerca de mil jovens estudando”, afirmou. O vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) afirmou que seu mandato é resultado das transformações por que passou a Educação brasileira nos últimos 20 anos e elogiou os princípios de democratização do acesso e de interiorização do ensino que os IFs representam.

Alexandre Vidor, representante do Ministério da Educação, destacou que os IFs integram uma "rede presente em todo o território nacional, preocupada com o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Brasil". Ele ressaltou que os institutos federais contam com o melhor Ensino Médio do País, conforme exames de avaliação do ensino.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)