Plenário

Frente Parlamentar defenderá meio passe estudantil

Transporte Público. Mobilidade Urbana. Ônibus. Trânsito. Tarifa. Carris. Ruas e avenidas. Loureiro da Silva. Paradas de Ônibus. Usuários. Passagens. Acessibilidade. Motoristas e cobradores. Consórcios. Cidade de Porto Alegre. SFCMPA
Subsídio aos estudantes na passagem de ônibus estará em debate na nova Frente Parlamentar (Foto: Leonardo Contursi)

A Câmara Municipal de Porto Alegre autorizou, na tarde desta quarta-feira (30/6), a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe, proposta pelos vereadores Aldacir Oliboni (PT), Daiana Santos (PCdoB), Giovane Byl (PTB), Giovani e Coletivo (PCdoB), Jonas Reis (PT), Karen Santos (PSOL), Leonel Radde (PT), Matheus Gomes (PSOL) e Pedro Ruas (PSOL). 

Diante da possibilidade de retirada do meio passe estudantil, os vereadores proponentes justificam que a proposta busca o diálogo e a articulação com a sociedade através da Frente Parlamentar. Segundo o requerimento apresentado, o pagamento integral da passagem geraria evasão escolar. Por consequência, estes jovens teriam menos oportunidade de emprego e também maior vulnerabilidade social. "Além disso, ao longo de sua formação, o jovem precisa se envolver diretamente com atividades culturais, lazer e esporte, formando uma rede complementar para a aprendizagem. O meio passe estudantil é uma das maneiras de garantir a democratização do acesso aos bens culturais", expõe o documento.

Texto

Liziane Cordeiro (reg. prof. 14176)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:estudantilestudantesmeio passe