Sessão Solene

GBOEx recebe trófeu da Câmara Municipal

Heinen propôs a homengem ao grupo  Foto: Camila Domingues
Heinen propôs a homengem ao grupo Foto: Camila Domingues

Os vereadores da Capital entregaram nesta sexta-feira (30/5) o troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Grêmio Beneficiente GBOEx. A institutição completou 95 anos de fundação no dia 24 de maio de 2008. Proponente da homenagem, o vereador José Ismael Heinen (DEM) disse que se sente orgulhoso por saber que sua contribuição à instituição "é um grão de areia que ajudou a construir esta montanha que protege a família brasileira". Além do sucesso empresarial do GBOEx, Heinen destacou a atuação social da organização.

O vereador observou que o GBOEx mantém projetos como a Associação Gaúcha de Ecoterapia, destinada a atender pessoas com deficiência física e mental; o Banco de Alimentos, pelo qual são recolhidos e distribuídos alimentos para pessoas carentes; e o Pacto, programa de assistência a pessoas dependentes de drogas. "Todos os programas sociais são importantes, mas o Pacto, sem dúvida, é o mais carinhoso e difícil de ser mantido", reconheceu Heinen.

Em relação à atuação empresarial da organização, o vereador ressaltou que o GBOEx é atualmente uma das principais empresas de previdência privada do país e está entre as 150 maiores companhias de origem gaúcha. "É um gigante empreendedor criado para amparar as famílias dos associados e proporcionar um futuro tranqüilo a seus sócios." A instituição, acrescentou Heinen, soube sobreviver a inúmeros planos e governos, "como um bravo e aguerrido soldado que nunca se intimidou", e hoje possui 34 escritórios no país e 230 mil associados.

O diretor-presidente da diretoria-executiva do GBOEx, Sérgio Renk, disse que o trabalho da empresa se baseia no tripé tradição, solidez e segurança. "Mas o mais importante é que GBOEx não vende sonhos, apenas cumpre o que promete." Renk reconheceu que o mercado previdenciário e de seguros é um dos mais competitivos e, em grande parte, dominado por poderosas empresas nacionais e estrangeiras. Por isso, garantiu, a organização não poupa munição para conquistar mais espaço, reinventando-se periodicamente, adaptando-se a novas demandas e buscando mecanismos para se ajustar aos novos cenários. Conforme ele, desde que foi fundado o GBOEx já pagou mais de R$ 1,2 bilhão em benefícios. "As pessoas são a razão de ser do grupo."

História

O GBOEX foi fundado no dia 24 de maio de 1913, por um grupo de oficiais, professores do Colégio Militar, que estavam preocupados em dar um amparo financeiro às famílias de militares. Já em 1918, contando com um quadro de cem associados, foi aprovado, por unanimidade dos sócios, o projeto do Estatuto da Caixa Beneficente, que foi anexada ao Grêmio de Oficiais Reformados, tendo sido instituído um pecúlio para os herdeiros dos seus associados. O primeiro pecúlio pago pelo Grêmio, desde a sua fundação, foi de 500 mil réis, e os beneficiários foram os familiares do General Olavo Barreto Viana, falecido em 18 de maio de 1919. No ano de 1965, o GBOEX expandiu seus benefícios para o público em geral.

Em 1974, o Grêmio adquiriu o controle acionário da Confiança Companhia de Seguros, criada em 1872, sendo hoje uma empresa importante no mercado segurador do Rio Grande do Sul.
Com sede em Porto Alegre, o GBOEX está presente em todo o Brasil, mantendo uma rede com 34 escritórios nas principais cidades brasileiras. Atualmente, possui 230 mil associados em todo o País.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Ervino Besson (PDT).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Veja aqui a íntegra do projeto