Giovani Cherini recebe título de Cidadão de Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta quinta-feira (3/8), sessão solene para a entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao deputado federal Giovani Cherini (PL). A homenagem foi uma iniciativa do vereador Alexandre Bobadra (PL). O evento ocorreu no Plenário Otávio Rocha.
Bobadra agradeceu ao deputado pelo apoio à Capital e pela idealização da orla do Guaíba. “Acho que tu passou tanto tempo trabalhando, Cherini, que muitas pessoas não sabem o quanto tu fez pela cidade de Porto Alegre”, afirmou Bobadra. O parlamentar valorizou a trajetória política do deputado, destacando sua liderança e visão de futuro. “Em 2023, eu tenho o meu representante no Senado, o nome é Giovani, sobrenome Cherini”, concluiu Bobadra.
Cherini agradeceu aos presentes e à homenagem, ressaltando que “Porto Alegre é demais”. Ele falou que esses são momentos especiais que a política traz, referindo-se à homenagem como uma colheita daquilo que havia plantado durante anos. “Gratidão é a única lei que não prescreve e eu sou muito grato”, afirmou. O deputado lembrou de sua infância, na cidade de Soledade, das oportunidades que teve dentro da política e dos sonhos realizados durante sua vida, como o de morar em Israel.
“Esse título não vai estar só na parede, mas no meu coração”, disse. Cherini também recordou o dia em que assinou, junto ao então prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o acordo para a construção da nova orla do Guaíba. “Porto Alegre estava de costas para o Guaíba”, exclamou o deputado, ao destacar sua atuação política nas negociações da obra.
O homenageado
Giovani Cherini é gaúcho, natural de Soledade, onde nasceu em 23 de junho de 1960. É professor e político. Atualmente, está no terceiro mandato como deputado federal pelo Rio Grande do Sul, filiado ao Partido Liberal (PL). Desde muito jovem, teve espírito de liderança e era um apaixonado pelo cooperativismo. Entre os anos de 1988 e 1993, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade.
Em 1994, foi eleito pela primeira vez ao cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na 49ª legislatura (1995 — 1999). Em 1998, 2002 e 2006, foi reeleito sucessivamente. Nas eleições estaduais de 2010, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Em 2014, 2018 e 2022, reelegeu-se deputado federal. Nas últimas eleições, foi o 5.º mais bem votado para o cargo no Rio Grande do Sul, com 162.036 votos.