Gladis Pedersen recebe Comenda Porto do Sol
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol à educadora Gladis Pedersen de Oliveira em Sessão Solene realizada na noite desta sexta-feira (8). A homenagem foi proposta pela vereadora Atena Roveda (PSOL). A Comenda é uma honraria concedida pela Câmara a pessoas ou instituições que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade porto-alegrense.
Atena disse ter sido impactada pela ação educativa de Gladis, em uma palestra que assistiu aos 15 anos de idade. “O que vocês, jovens, farão com aquilo que os seus pais fizeram de vocês?”, era o questionamento enunciado por ela, relembrou Atena, afirmando que Gladis é uma “bússola” para os jovens. “Faltam homenagens para educadoras neste País”, ressaltou a vereadora, que defendeu ainda que “a educação é o único caminho para a libertação da opressão”.
“É com muita emoção que a gente chega neste momento”, destacou Gladis. “Esta homenagem é para todos os professores, não só para a minha pessoa”, ressaltou, afirmando dividir a Comenda com aqueles “que lutam bravamente pela educação, para que a criança e o jovem tenham a oportunidade de desabrochar”. Ela ressaltou a marca da educação na infância: “Nós não esquecemos nunca da nossa alfabetizadora”.
A educadora relembrou histórias de sua trajetória escolar, tanto enquanto estudante quanto como docente. Destacou ter sido aluna de Paulo Freire e afirmou que ele “baseou a nossa caminhada e a nossa trajetória no magistério”. Defendeu que cada aluno tem um potencial que precisa ser estimulado e disse que “o professor aprende com o aluno, ele vai se autoconhecendo na medida em que exerce o seu magistério”. Gladis afirmou que há uma pluralidade de inteligências que não se restringe à intelectual, o que pesquisas científicas em diferentes áreas têm demonstrado, destacou. "A criança e o jovem precisam ter sentido de vida", enfatizou.
Histórico
Gladis Pedersen de Oliveira é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui, ainda, curso de extensão universitária em Logoterapia no Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi diretora e supervisora pedagógica e exerceu magistério nas disciplinas de Sociologia, Didática e História em diversas escolas públicas e particulares. É escritora e também organizou o projeto Coleção Conte Mais, que engloba histórias de educação moral para crianças e jovens. Foi presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS).