CORONAVÍRUS

Governo do Estado anuncia na Câmara a retomada do público em eventos, shows e estádios em Porto Alegre

Retorno das pessoas a eventos na Capital, a partir da próxima semana, foi antecipada aos vereadores nesta quinta

Reunião no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal com o Gabinete de Crise do Governo do Estado foi agendada pelos vereadores Ramiro Rosário e Mauro Pinheiro
Reunião no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal com o Gabinete de Crise do Governo do Estado foi agendada pelos vereadores Ramiro Rosário e Mauro Pinheiro. Foto: Orestes de Andrade Jr. / CMPA

A retomada do público em eventos, shows e estádios em Porto Alegre será liberada a partir da próxima semana. A informação foi antecipada aos vereadores por Marcelo Alves, coordenador do Gabinete de Crise e chefe de gabinete do governador Eduardo Leite, que participou de reunião, na manhã desta quinta-feira, 29, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, a convite de Mauro Pinheiro (PL) e Ramiro Rosário (PSDB). “A retomada está decidida. Só falta definir como a reabertura vai acontecer. Para isso, precisamos analisar os dados do evento-teste realizado no final de semana na Capital”, disse Alves.

Segundo o coordenador do Gabinete de Crise do governo estadual, as informações estarão disponíveis até sábado, com a análise do resultado do evento-teste quer recebeu 600 pessoas na Casa NTX, na Zona Norte da cidade, no último domingo, 25. “Vamos avaliar os dados até segunda e aí já poderemos definir as regras para participação de público com eventos acima de 2.500 pessoas”, confirmou.

Das 600 pessoas que compraram ingressos, 24 não compareceram à testagem no sábado e nove apresentaram resultado positivo para Covid-19. No dia do evento-teste, cerca de 200 participantes do evento foram retestados e só um testou positivo. “Isso demonstra a testagem traz uma segurança importante, pois retira do evento quem pode contaminar as outras pessoas”, comentou Alves. Agora, está sendo feito um acompanhamento pós-evento, com a testagem de 200 participantes para ver quem pode ter contraído o vírus.

“Saímos da reunião com um resultado concreto para a população de Porto Alegre, que agora pode se programar. Queremos retomar a presença de público com total segurança para todos, evitando o vai e vem que gera frustração nas pessoas”, comentou Ramiro. “A ideia é justamente essa, ter um caminho só de ida, sem precisar voltar atrás”, completou Alves.

“A Câmara de Vereadores assumiu o protagonismo no diálogo com o Governo do Estado, viabilizando a volta do público aos eventos, em especial no futebol, um setor econômico que gera empregos não só para os clubes, mas também para várias pessoas no seu entorno que precisam do torcedor nas arquibancadas”, destacou Pinheiro.

Nesta quarta-feira, o Gabinete de Crise autorizou a reabertura do Auditório Araújo Vianna, solicitada pela prefeitura de Porto Alegre e pela Opinião Produtora, com a presença de 2.122 pessoas.

Uma nova reunião para discutir as regras específicas do retorno do público a eventos, shows e partidas de futebol ficou marcada para a próxima quinta-feira, 5 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores. Também participaram do evento os vereadores Comandante Nádia (DEM), Felipe Camozzato (Novo) e Mari Pimentel (Novo).

MARCA HISTÓRICA
Nesta quinta, há o maior volume de leitos livres no Rio Grande do Sul. A ocupação de leitos SUS ao meio-dia atingiu a marca de 60,7%, com menos de 2 mil pessoas internadas, o menor contingente desde o ano passado. “É um momento histórico a ser comemorado por todos os gaúchos”, disse Bruno Naundorf, diretor do Departamento de Auditoria do SUS da Secretaria da Saúde e coordenador adjunto do GT Saúde.

PROJETO APROVADO
No dia 14 de julho, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei 35/21, que autoriza a presença de público em eventos esportivos em Porto Alegre durante o período em que vigorar o estado de calamidade pública decretado em decorrência da pandemia de Covid-19. A proposta de autoria do vereador Mauro Pinheiro (PL) dependia da liberação do Governo do Estado, anunciada hoje. O projeto prevê a apresentação de carteira de vacinação para quem quiser ingressar nos eventos e também libera público em ritos religiosos e eventos sociais.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)