Grupo de Pacientes Artríticos divulga atividades na Tribuna Popular
Na sessão desta segunda-feira (29/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre (Grupal) ocupou o espaço da Tribuna Popular para falar sobre o trabalho da entidade na vida de pessoas com doenças reumáticas. Iara Cabreira Kobielski, presidente do Grupal, apresentou as ações da instituição.
"Uma doença reumática traz muitas limitações às pessoas. Com o grupo, nós acompanhamos as pessoas para que elas possam ter mais qualidade de vida, um resgate da autoestima e, novamente, participar da sociedade como um todo", disse Iara. Ela destacou que, no próximo dia 31, a instituição completará 39 anos.
Sobre o trabalho da instituição, Iara falou sobre os grupos de convivência, inclusive específicos para pessoas com fibromialgia e espondilite. O Grupal oferece, também, acompanhamento psicológico, nutricional e jurídico para as pessoas com doenças reumáticas que entram em contato com a associação. Proporciona, ainda, atividades físicas, como pilates e yoga.
O trabalho da entidade tem o reconhecimento de postos de saúde e de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que encaminham pacientes reumáticos para o Grupal. Segundo a presidente, 1.340 pessoas estão vinculadas à instituição, recebendo atendimento gratuito.