Institucional

GT sobre Parque no Gasômetro não chega a acordo

Thiago Duarte coordenou encontro no Salão Nobre do Legislativo Foto: Francielle Caetano
Thiago Duarte coordenou encontro no Salão Nobre do Legislativo Foto: Francielle Caetano

O grupo de trabalho (GT) que discute a criação do novo Parque da Usina do Gasômetro esteve reunido pela terceira vez no início da noite de sexta-feira (5/4) na Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro, coordenado pelo presidente do Legislativo da capital, vereador Dr.Thiago Duarte (PDT), e que contou com a participação do vice-prefeito Sebastião Melo, não foi conclusivo.

Os presentes não chegaram a um acordo capaz de definir o perímetro e o marco legal, requisitos necessários para a elaboração do projeto que regulamentará um dispositivo do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) que cria o Corredor Cultural do Gasômetro. Entre as indefinições está o fato de que parte da área incluída na lei pertence ao governo do Estado e já está destinada ao projeto de revitalização do Cais do Porto. Também a ampliação da avenida e o modelo de travessia, se subterrânea ou não, foi novamente ponto de intenso debate.

Sem avanço, os representantes do Legislativo, do Executivo e das entidades da sociedade civil que integram o GT decidiram aguardar o resultado da audiência conciliatória agendada pelo Ministério Público Estadual, para o próximo dia 10 de abril. Na oportunidade a promotora Ana Maria Marchezan, intermediará o diálogo entre as partes. Participaram da reunião do GT, além do vice prefeito e do presidente da Câmara, os vereadores Airto Ferronato (PSB), Cassio Trogildo (PTB), Jussara Cony (PCdoB) e Reginaldo Pujol (DEM).

Milton Gerson (reg.prof.6539)