Gustavo Juchem recebe a Comenda Porto do Sol
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (17/9) a Comenda Porto do Sol ao advogado Gustavo Juchem. A homenagem foi proposta pelo vereador Idenir Cecchim (MDB) e ocorreu em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha.
"O cidadão Gustavo prestou muitos serviços jurídicos, e também prestou e está prestando muitos serviços sociais. E para nós, vereadores e vereadoras de Porto Alegre, isso é um item importantíssimo e muitas vezes decisivo para se escolher pessoas para ser homenageadas com este troféu", destacou Cecchim.
Segundo o parlamentar, o homenageado é um exemplo de empatia, ética e excelência em trabalho: "Nos dias de hoje, para todos nós, é um exemplo a ser seguido. Os seus amigos que estão aqui se orgulham de ser seus amigos. O esporte tem orgulho de o senhor fazer parte, os clubes sociais também se orgulham muito dos serviços que o senhor prestou e a Câmara, por tudo isso, lhe homenageia com este troféu. Particularmente, faço esta homenagem com o coração e com a alma".
Gustavo Juchem relevou que foi surpreendido com a homenagem, explicando que suas ações são apenas reflexo de suas crenças de que a paz e a justiça triunfarão, herança de uma família dedicada ao trabalho voluntário: "No brasão da família Juchem, constam em latim os dizeres 'paz e defesa'. A paz não é apenas a ausência de guerra e conflito, mas também um estado de harmonia e de concórdia. É a ausência de violência, é o entendimento, uma relação tranquila entre pessoas, a amizade. Já a defesa é a ação de defender ou de proteger e não é por acaso, portanto, que sou o que sou". Além disso, destacou a importância do direito para fazer a manutenção de um Estado democrático: "O direito desempenha um papel fundamental na preservação da paz. Sempre acreditei que cada um de nós tem de fazer sua parte pelo bem-estar e pelo desenvolvimento de todos. E procuro incessantemente tratar a todos com respeito e consideração, exercitando o diálogo com ética, lealdade e responsabilidade".
Por fim, Juchem afirmou que continuará se dedicando às suas atividades, sempre com a meta de promover o bem-estar de todos e trabalhando coletivamente para um futuro mais próspero. "Recebo coisas em troca muito mais do que dou, e tenho certeza que continuarei me doando. Se essa minha atuação foi benéfica para a comunidade porto-alegrense, o que muito me alegra, então preciso dividir este reconhecimento com todas as pessoas que participaram da minha trajetória e que viabilizaram essas ações me dando oportunidades, confiando em mim, trocando ideias, apoiando, aconselhando, auxiliando e trabalhando ao meu lado. O resultado advém do esforço conjunto", ressaltou.
Histórico
Gustavo Juchem nasceu em Porto Alegre no ano de 1971. É sócio administrador do escritório Juchem Advocacia desde março de 1989, sendo também secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul. É diretor do Departamento de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e diretor tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul.
No campo esportivo, atua como conselheiro do Sport Club Internacional, ocupando, ainda, o cargo de vice-presidente para assuntos jurídicos do clube. Juchem também é diretor-presidente da Fundação Tênis.