POSSE

Hamilton Sossmeier é empossado presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre

  • Solenidade de Posse do Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Vereador Hamilton Sossmeier, e da nova Mesa Diretora.
    Solenidade de Posse do Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Vereador Hamilton Sossmeier, e da nova Mesa Diretora. (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Solenidade de Posse do Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Vereador Hamilton Sossmeier, e da nova Mesa Diretora.
    Solenidade de Posse do Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Vereador Hamilton Sossmeier, e da nova Mesa Diretora. (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na tarde desta segunda-feira (02/01), tomou posse o novo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), que exercerá o cargo durante o ano de 2023. A cerimônia aconteceu no Plenário Otávio Rocha e também empossou os demais integrantes da Mesa Diretora para este ano: 1º vice-presidente, vereador Moisés Barboza (PSDB); 2ª vice-presidente, vereadora Cláudia Araújo (PSD); 1º secretário, vereador Alvoni Medina (Republicanos); 2º secretário, vereador Airto Ferronato (PSB); 3ª secretária, vereadora Lourdes Sprenger (MDB); e 4º secretário, vereador Aldacir Oliboni (PT).

O presidente da Câmara no ano de 2022, vereador Idenir Cecchim (MDB), ao passar o cargo para o seu sucessor, agradeceu a presença de todos que prestigiavam o evento e salientou a boa relação com o Executivo no período em que esteve à frente da Casa. Cecchim destacou também a contribuição dos vereadores, da Mesa Diretora de 2022, dos servidores da Câmara. “Agradeço a cada um pela contribuição que deram para a Câmara de Vereadores, mas principalmente para a cidade de Porto Alegre. Os 35 vereadores que eu pude ter esta honra de presidi-los”, declarou. 

O novo presidente lembrou os principais ideais da democracia, com base nos três poderes instituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário; salientando o papel do Legislativo. “Me atrevo aqui a considerar o Legislativo o órgão supremo do Estado, por meio da sua grande função que é falar em nome do povo. Em nome do povo, caros colegas e amigos, e vocês que estão conosco. Esse é o ideal que deve nortear a nossa prática, enquanto representantes dos porto-alegrenses. Nós somos essa Casa Legislativa, que é o canal de comunicação entre o Executivo e o cidadão”, discursou.

Sossmeier falou do privilégio de presidir a Câmara Municipal nos seus 250 anos. “Que honra e que responsabilidade será para esta Mesa Diretora. Será com certeza o marco para o Legislativo da Capital. Com certeza teremos como meta neste ano promover a integração dos servidores e da sociedade em geral no aniversário da nossa Câmara Municipal”. Por fim, enfatizou também as obras e benfeitorias realizadas na Casa nas duas gestões anteriores e que dará continuidade enquanto presidente.

Além da Mesa Diretora, foram empossados ainda os vereadores integrantes das Comissões Permanentes do Legislativo. CCJ: Idenir Cecchim (MDB), Comandante Nádia (PP), Felipe Camozzato (NOVO), Laura Sito (PT), Márcio Bins Ely (PDT), Cláudio Janta (SD) e Ramiro Rosário (PSDB). CEFOR: Airto Ferronato (PSB), Bruna Rodrigues (PC do B), João Bosco Vaz (PDT), Mari Pimentel (NOVO), Roberto Robaina (PSOL). CUTHAB: Leonel Radde (PT), Fernanda Barth (PSC), Moises Barboza (PSDB), Jesse Sangalli (Cidadania), Karen Santos (PSOL), Cezar Schirmer (MDB). CECE: Mauro Pinheiro (PL), Gilson Padeiro (PSDB), Giovane Byl (PTB), Jonas Reis (PT), Daiana Santos (PCdoB). CEDECONDH: Kaká Dávila (PSDB), Alvoni Medina (REP), Cassiá Carpes (PP), Alexandre Bobadra (PL), Pedro Ruas (PSOL) e Matheus Gomes (PSOL). COSMAM: José Freitas (REP), Cláudia Araújo (PSD), Aldacir Oliboni (PT), Mônica Leal (PP), Lourdes Sprenger (MDB), Psicologa Tanise Sabino (PTB).

Histórico

Hamilton Sossmeier nasceu em 11 de agosto de 1962, na cidade de Passo Fundo (RS). É pastor evangélico, estudou Contabilidade, formou-se em Gestão Financeira, e é autor do livro “O caminho para prosperidade – Princípios de Administração Financeira”. Já foi secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)