Institucional

História da democracia é tema de Aula Magna na Câmara

Professor Voltaire Schilling abordou regimes democráticos desde a Grécia Antiga aos dias atuais

  • Presidente Valter Nagelstein participa da Aula Magna "A Democracia entre os Antigos e os Modernos" com Professor Voltaire Schilling.
    Para Schilling, brasileiro ainda "aposta na democracia" (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Aula Magna na Câmara Municipal de Porto Alegre
    Evento foi realizado no Plenário Otávio Rocha (Foto: Victor Leffa / CMPA)

Na noite da última terça-feira (24/4) foi realizada a Aula Magna "A democracia entre os Antigos e os Modernos", no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Promovido pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, o evento foi ministrado pelo professor Voltaire Schilling, que transitou por diferentes épocas da história abordando a evolução da democracia nas sociedades. A mesa do plenário contou ainda com o presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (PMDB), e do Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Jorge Barcellos. 

Nagelstein abriu o evento destacando a importância do professor Voltaire Schilling na trajetória do ensino de História no Rio Grande do Sul, além de reconhecer a extensa carreira do docente, que já publicou 16 livros e atualmente é professor do Curso de Jornalismo Aplicado da RBS, conferencista da AJURIS e colaborador de diversos jornais. 

Schilling abordou a democracia como regime de exceção ao longo do tempo. Além disso, destacou a primeira organização democrática, ainda na Grécia Antiga, e alguns elementos típicos da sociedade ateniense, como o ostracismo, o conselho dos 500, e figuras importantes do regime estadista, como Péricles (495 a.C – 429 a.C). O professor ainda salientou autores romanos como Cícero e Sêneca e a organização política de Roma, além de ressaltar fenômenos atuais da democracia moderna. 

Ao final da palestra, o professor questionou a tentativa de interferência externa no processo democrático, através de declarações de generais. Entretanto, observou que a população ainda opta pela democracia. “A sociedade brasileira continua apostando na democracia, senão, não teriam quase 20 candidatos (à presidência) ”, analisou Voltaire Schilling. 

A aula magna recebeu grande público no plenário, com docentes de escolas, universitários e o ex-presidente da Câmara Sebastião Melo. Em sua próxima edição, a Aula Magna tratará de “Literatura, Política e Sociedade”. Prevista para 22 de maio, será ministrada pelo professor Sergius Gonzaga e irá explorar a relação da produção literária com o contexto político. 

Texto: Matheus Closs (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)