Plenário

Câmara homenageia Instituto Dunga

Foram destacadas também ações da Seleção do Bem 8

  • Período de Comunicações em Homenagem ao Instituto Dunga.
    Instituto e Seleção do Bem foram homenageados nesta segunda (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em Homenagem ao Instituto Dunga. Na foto, o ex-jogador e técnico de futebol Dunga
    Dunga explicou a atuação do Instituto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

No período de Comunicações da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (08/11), aconteceu a homenagem ao Instituto Dunga, na pessoa do presidente da instituição, Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga). A proposta da celebração é da vereadora Cláudia Araújo (PSD), como reconhecimento ao trabalho da entidade, com destaque ao grupo de voluntários que surgiu durante a pandemia, denominados Seleção do Bem 8, que faz parte da entidade.      

A vereadora Cláudia Araújo ressaltou o trabalho do Instituto e, em especial, o trabalho do presidente Carlos Verri, “mais conhecido como Dunga, uma grande liderança, pedindo o melhor de cada um, para que juntos chegassem a um resultado promissor”. A vereadora salientou trabalho social do Instituto Dunga, em parceria com a Associação Cristã de Moços (ACM), e a atuação na promoção social de crianças, adolescentes, famílias e idosos, através do esporte educacional, como o projeto Esporte Clube Cidadão, que tem como objetivo resgatar a cidadania de crianças, adolescentes e idosos em situação de risco social, no bairro Restinga. “E que oferece reforço escolar, aulas de informática, oficinas de arte, culinária e outros cursos profissionalizantes”, ressaltou a vereadora.

Cláudia Araújo destacou que “durante a pandemia, numa conversa com a filha Gabriela Verri, surgiu uma ideia de criar o grupo ‘Seleção do Bem 8’, e a partir daí amigos e parceiros voluntários se uniram ao capitão, formando este grande time para atender às pessoas”.  A vereadora salientou que os voluntários do Instituto e da Seleção fazem quentinhas para morador de rua, distribuem cestas básicas nas comunidades mais necessitadas, valorizam profissionais da saúde com lanches nos hospitais, fazem entregas de hortifrútis, mensalmente, a instituições, realizam campanhas de doação de sangue. Ela destacou também as ações em datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal, além de melhorias de praças, reconstrução de casas e atendimento às pessoas carentes.

Ações e parcerias

Claúdia Araújo lembrou ainda de ações benemerentes do Instituto Dunga e ‘Seleção do Bem 8’, como a campanha ‘Futebol tá na mesa - seja um doador campeão'  que resultou na arrecadação de 31,6 toneladas de alimentos, que beneficiou mais de 7,2 mil pessoas das cidades de Ijuí, Cruz Alta, Santa Rosa, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga. “Atos como este e num momento tão delicado como a pandemia fazem a diferença na vida de milhares de famílias”. A vereadora disse ainda que “são milhares de ações sociais nos últimos 30 anos, e em muitas com grandes craques como os amigos Tinga e D’Alessandro, que também vêm se unindo nas ações, como apoiadores, patrocinadores e entidades, a exemplo do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac”. Ela lembrou também da campanha de julho deste ano, “em que a arrecadação de alimentos foi entregue a instituições sociais gaúchas por meio do Mesa Brasil - Sesc e da Seleção do Bem 8”. “Esta seleção é tão especial que sua missão é lutar contra a fome e a miséria e que ajuda a todos, comunidades, creches, escolas, geriatrias e muitos mais”, exaltou. 

Dunga

Ao se pronunciar, Dunga salientou que o Instituto trabalha há mais de 20 anos e que faz trabalho social desde 1993. Dunga destacou algumas ações realizadas junto aos Hospitais do Câncer Infantil e da Criança com Diabetes, creches em Canoas, e atendimento a pacientes com síndrome de down na Restinga. Sobre a Seleção do bem 8, disse que, a partir da ideia de criar o grupo, recebeu apoio imediato de voluntários. Agradeceu aos apoiadores, empresários, instituições como Ceasa e Agas, “mesmo no momento de crise, de pandemia, nos procuram e nos doam, contribuindo com o Instituto Dunga, para fazermos estas ações”. Segundo ele, “a vida é um ensinamento e por mais que achemos que temos o bem material, econômico, muito pelo contrário, temos aprendido muito com as pessoas que estão na rua e não cabe a nós julgar ninguém porque eles estão nesta situação”, ponderou. 

Dunga entende que todos podem, de alguma forma, ajudar aos mais necessitados. O presidente do Instituto relatou algumas vivências durante as ações, como a distribuição de sacos de dormir, alimentos e café da manhã em que o grupo de voluntários não se restringiu apenas em servir às pessoas, mas conversar com elas. “Quando vamos no asilo e as pessoas não têm com quem falar”. Ele ressaltou também a solidariedade entre as pessoas carentes. “Perguntei para um morador de rua por que o saco de dormir, que ele tinha ganho, estava rasgado. E ele me falou que rasgou para dividir com outra pessoa”.

Para o dirigente do Instituto Dunga, a benemerência é uma forma de retribuir para a sociedade, um pouco do que fizeram conosco. “A vida que me deu tanto e cada um pode doar uma hora por dia, por semana, por mês para ajudar as pessoas a se transformarem”. Disse também que é preciso criar oportunidades e falou da organização na atuação junto às comunidades, “temos tudo catalogado, entidades, entrega em mão, não delegamos, entregamos recibos às entidades, porque isto é educacional”, reforçou. Dunga agradeceu o apoio de todos e em especial dos professores, que ouvem as pessoas e nos repassam suas experiências, e às pessoas que o instituto tem atendido, pois, segundo Dunga, “aprendemos muito ao ouvir as pessoas sobre suas realidades e estamos à disposição da sociedade”, finalizou.

Também se manifestaram os vereadores Cassiá Carpes (PP), Lourdes Sprenger (MDB), Hamilton Sossmeier (PTB), Jonas Reis (PT), Gilson Padeiro (PSDB), Mônica Leal (PP), Comandante Nádia (DEM), Karen Santos (PSOL), Felipe Camozzato (Novo), Daiana Santos (PCdoB) e Airto Ferronato (PSB), que parabenizaram Instituto, dirigente pelo trabalho realizado e a autora da homenagem, pela iniciativa.  

Presenças

Acompanharam a celebração, componentes do Instituto Dunga e Seleção do Bem 8, representados por Fabiano Ávila Cerolli, Rodrigo Petersen, Ana Maria Beck Petersen, Cristiane Lapuente, Alcindo Dedavid, Lauro Pacheco, Laura Pacheco, Carlos Alberto Bettio, Fabiana Vicenzi, Rafaella Vicenzi Bettio, Norton Ramos Mancio, Cleci Demski Mancio e Delton Rosa.   

 

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)