Plenário

Homenagem da Câmara destaca Semana do Soldado

Semana do Soldado foi destacada por solicitação de Heinen (na tribuna) Foto: Fernanda Fell
Semana do Soldado foi destacada por solicitação de Heinen (na tribuna) Foto: Fernanda Fell

Para marcar a Semana do Soldado, o Comando Militar do Sul (CMS) foi homenageado nesta quinta-feira (23/8), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo vereador José Ismael Heinen (Dem), a solenidade contou com a presença dos comandantes do CMS, general-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira, oficiais e integrantes das três armas e da Banda do 3º Batalhão de Polícia do Exército, que executou os hinos Nacional e Rio-grandense e a Canção do Exército.

Heinen lembrou que a Semana do Soldado reverencia a memória de Duque de Caxias, Patrono do Exército, nascido em 25 de julho. “Ele passou às páginas da história como pacificador”, afirmou. Na sua opinião, evocar a memória de Caxias é homenagear todos os soldados, símbolo do amor à pátria. “Se somos uma nação única e rica, orgulhosa de seu passado e convicta de seu futuro, muito devemos a esses heróis anônimos, que deixam suas famílias em direção aos rincões mais distantes para lutar pela paz.”

O general José Elito Carvalho Siqueira agradeceu a homenagem, destacando a história de mais de 350 anos do Exército Brasileiro, que congrega 200 mil homens. “Nesta semana, todos veneram seu patrono. Se não fosse a atuação do Duque de Caxias, talvez hoje tivéssemos vários brasis”, afirmou, citando revoluções separatistas da história nacional. “Cada vez mais ele será lembrado como o grande integrador.”

Também saudaram o CMS os vereadores Elói Guimarães (PTB), João Carlos Nedel (PP) e Ervino Besson (PDT). Além da presidenta da Câmara, Maria Celeste (PT), e do general Siqueira, participaram da Mesa o comandante do V Comando Militar da Aeronáutica (Comar), major-brigadeiro-do-ar Raul Ferreira Dias, e o presidente da Liga de Defesa Nacional, Eduardo Cunha Muller.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)