Homenagem

Sessão Solene comemora independência do Estado de Israel

Sessão Solene de comemoração à independência do Estado de Israel (Yom Ha’atzma’ut). Na foto, vereadora Fernanda Barth, proponente
Sessão Solene de comemoração à independência do Estado de Israel (Yom Ha’atzma’ut). Na foto, vereadora Fernanda Barth, proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Nesta terça-feira (31/8), no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi realizada sessão solene alusiva aos 73 anos de independência do Estado de Israel. No encontro, a proponente da homenagem, vereadora Fernanda Barth (PRTB), lembrou que o evento estava previsto para 13 de abril, quando é comemorada a referida data, mas que, em virtude da pandemia, o mesmo teve de ser adiado. “Não poderíamos deixar esse importante momento passar em branco, tendo em vista que a existência do Estado de Israel é irrevogável e um exemplo claro de liberdade e democracia”.

A vereadora, que também preside a Frente Parlamentar Brasil-Israel no Legislativo, reforçou que Israel é uma nação da inovação, com aproximadamente quatro mil startups e mais de 300 multinacionais no país. “Um local com nove milhões de habitantes e que investe a maior porcentagem do PIB em desenvolvimento tecnológico. Isso é tão significativo que 25% dos investimentos mundiais na área de segurança estão para empresas em Israel. Essa grande nação merece nossa homenagem. Temos muitas trocas de conhecimento a fazer e também a aprender nas áreas da tecnologia, saúde, cultura e tantas outras, além de potencializar novos negócios e parcerias”, destacou Fernanda.

Ao agradecer a homenagem, o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Sebastian Watenberg, lembrou o atual momento de ataques a comunidades judaicas, afirmando que Israel é o único país do mundo que tem sua existência física ameaçada. "Vivemos tempos preocupantes, onde o discurso de ódio e os extremismos têm se intensificado. Israel, por exemplo, é o único país onde a população LGBTQIA+ pode viver de forma livre; onde um terço dos ministérios é ocupado por mulheres; é único país que foi à África para buscar negros não para serem escravos, mas livres. Devemos evitar os caminhos que não constroem. Do mesmo modo que temos a contribuir, nós também precisamos do aporte israelense em diferentes áreas", enfatizou.

O evento também contou com a participação dos vereadores Felipe Camozatto (Novo), Hamilton Sossmeier (PTB), Mariana Pimentel (Novo) e Ramiro Rosário (PSDB), do presidente do Conselho da Federação Israelita do RS, Zalmir Chwartzmann, do diretor do Colégio Israelita, Janio Alves, integrantes da FIRS e demais convidados.

Fonte: CMPA