Plenário

Hospital de Clínicas recebe homenagem pelos 50 anos da instituição

  • Período de Comunicações em Homenagem aos 50 anos Hospital de Clinicas
    Nadine Clausell destacou o comprometimento dos cerca de 10 mil trabalhadores do HCPA (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em Homenagem aos 50 anos Hospital de Clinicas
    Vereador Moisés Barboza (c) entrega diploma à diretora Nadine Clausell (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal homenageou, nesta segunda-feira (16/8), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre pela passagem dos 50 anos da instituição, comemorados em 19 de julho deste ano. A diretora-presidente, Nadine Clausell, e o diretor-administrativo, Jorge Bajerski, receberam, durante o período de Comunicações da sessão ordinária, um diploma destacando a importante contribuição do hospital à sociedade porto-alegrense.

O vereador Moisés Barboza (PSDB), que propôs a homenagem, destacou o trabalho da instituição durante o enfrentamento da pandemia da covid-19. “Não tem como não se sensibilizar pelo que a comunidade médica tem passado. Quem teve a sorte de não ter um parente com covid ou não ter sido internado pela doença não tem noção do que estes profissionais passam. É caótico. Convido a todos meus colegas vereadores a estudarem formas de ajudar a instituição”, disse.

A diretora-presidente do HCPA, Nadine Clausell, agradeceu a homenagem em nome de todo o hospital, saudando o proponente, vereador Moisés Barbosa (PSDB). "Somos parte da cidade e da história de todos. É um trabalho e uma construção de saúde pública de qualidade e que nunca se apequenou para nenhum desafio. Somos um misto de vanguarda e solidariedade, com portas abertas 24 horas ao dia em uma emergência que não distingue ninguém. Posso garantir que o comprometimento de mais de 10 mil pessoas é o de trabalhar para o bem de todos", salientou. "O HCPA também é um hospital-escola e a formação se reverbera em todo o Estado."

O hospital

Idealizado pelos professores da Faculdade de Medicina já nas primeiras décadas do século XX, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) atua desde 1971, como uma das principais instituições da assistência pública à saúde do Rio Grande do Sul. É um hospital público e universitário que integra a rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC) e é vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Nestes 50 anos, o HCPA realizou mais de 20 milhões de consultas, 1,2 milhão de cirurgias, um milhão de internações, 130 mil partos e 8 mil transplantes. Formam atualmente o hospital cerca de 10 mil pessoas, entre funcionários, professores, estagiários, residentes e alunos.

O Clínicas é referência no atendimento de alta complexidade a pacientes com a covid-19. Desde 2020, passaram pela emergência destinada à pandemia 7.346 pessoas entre casos suspeitos e confirmados. Destes, 3.291 pelo CTI Covid e 3.375 pela Enfermaria dedicada à doença.

As obras dos blocos B e C se iniciaram em 2014 e foram concluídas em 2019. O incremento de 70% no espaço físico tem a ocupação programada de maneira escalonada e foi fundamental para que pudessem ser implantados 135 leitos para dar conta da demanda de pacientes críticos da covid-19.

Vereadores

Durante a homenagem, vereadores e vereadoras se manifestaram para destacar a trajetória e o trabalho desenvolvido pelo HCPA:

AMPLIAÇÃO I - Airto Ferronado (PSB) lembrou da polêmica enfrentada na Câmara, no início da discussão sobre a ampliação do hospital, devido à necessidade da retirada de árvores do canteiro de obras. “Fui criticado, especialmente por aqueles que discutiam o tamanho das árvores que se retirariam. Depois vimos que as mitigações supriram em muito o que estava sendo tirado de lá.” O vereador lembrou ainda que a instituição teve papel fundamental na chegada da pandemia.

AMPLIAÇÃO II - Mônica Leal (PP) também lembrou da polêmica envolvendo a retirada das árvores do canteiro de obras da ampliação do hospital. “Tenho orgulho de ter me empenhado pela aprovação do projeto que ampliou o hospital. Trabalhei junto à bancada para votarmos unidos à favor do futuro do Clínicas. Deixei claro que a saúde e vida de milhares de pessoas se sobrepunham. Aprovamos a obra, o que me faz sentir parte da conquista”, completou.

ESCOLA TÉCNICA - Alexandre Bobadra (PSL) falou sobre sua relação pessoal com o hospital, onde cursou técnico em administração hospitalar. “Tive o privilégio de ter sido aluno e depois estagiário no serviço social da instituição, que faz um trabalho bonito, romântico, com excelentes profissionais. Tenho orgulho de ter feito parte da escola.”

REFERÊNCIA - Aldacir Oliboni (PT) parabenizou a iniciativa de Moisés Barbosa (PSDB) e, em nome da bancada, saudou os 50 anos de existência do HCPA e o "magnífico trabalho" realizado ao longo desse tempo. "Se pensarmos nas referências do SUS no Estado, com portas abertas a todos os cidadãos, temos o Clínicas e o Grupo Hospitalar Conceição. Em tempos de pandemia, não tinha e não terá uma outra alternativa, a universalização do atendimento, proporcionando que todos tenham acesso, pois as pessoas mais pobres não têm plano de saúde. É fundamental que o SUS tenha apoio do poder público.

Pedro Ruas (PSOL) destacou que os 50 anos do HCPA, para os gaúchos e para o Brasil como um todo, é de extrema importância. "A existência deste hospital é um motivo de orgulho, pelo trabalho de excelência que é prestado. Para além do orgulho, é uma necessidade e uma segurança da população em saber que a melhor medicina do mundo pode ser encontrada aqui. Quando se fala em saúde, se fala em Hospital de Clínicas."

Texto

Elisandra Borba (reg. prof. 15448)
Grazielle Araujo (reg. prof. 12855)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:covid-19pandemiaHospital de Clínicas