Tribuna Popular

Hospital oftalmológico sustentável abrirá em 2015

Presidente do Diaglaser, Fernando de Azevedo, na tribuna da Câmara Foto: Ederson Nunes
Presidente do Diaglaser, Fernando de Azevedo, na tribuna da Câmara Foto: Ederson Nunes

A Tribuna Popular desta quinta-feira (2/5), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu o diretor-presidente do Centro de Diagnóstico e Hospital (Diaglaser), Fernando Lorenz de Azevedo. Ele falou sobre o primeiro Hospital Verde do Sul do Brasil. Orçado em R$ 15 milhões, o Centro teve sua obra iniciada no ano passado, na Capital, com o objetivo de trazer para o Estado uma proposta inovadora na área de oftalmologia. A inauguração está prevista para 2015.

Conforme Azevedo, os cuidados com o ambiente e o crescimento sustentável serão uma necessidade. “No atual ciclo de nosso planejamento estratégico, o Diaglaser agrega o conceito de desenvolvimento sustentável, através deste projeto, queremos consolidar o trabalho do grupo e apoiar projetos sustentáveis na área da saúde”, disse. Está previsto ainda a instalação de um bicicletário que fará a ligação do prédio com o sistema de ciclovias. Nos últimos dez anos, o Diaglaser fez pelo menos 250 mil atendimentos.

A construção do novo Centro de Diagnóstico visa a um melhor desempenho energético, utilizando materiais de alta eficiência, captando água da chuva, aproveitando a iluminação e refrigeração naturais, além da instalação de um telhado com jardins verdes. Azevedo disse na tribuna que, quando o Diaglaser for inaugurado, Porto Alegre será mais uma referência nacional e internacional para a oftalmologia, além do Hospital de Olhos de Sorocaba, que hoje é modelo nos transplantes de córneas no País.

Vereadores

Bernardino Vendruscolo (PSD) aproveitou a participação do Diaglaser na Tribuna Popular para agradecer o atendimento que recebeu quando precisou realizar exames de saúde no local. "Estive três vezes lá e constatei o bom atendimento prestado na clínica. E o bom atendimento é com todos."

O presidente da Câmara, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), também elogiou o Diaglaser e defendeu convênio com a prefeitura pelo qual ela seja considerada instituição referência no atendimento oftalmológico em Porto Alegre. "Oftalmologia e traumatologia são duas especialidades com maior demanda reprimida na cidade. Precisamos ter este tipo de serviço prestado pelo Diaglaser como referência na Capital."

Texto: Guga Stefanello (reg.prof.12.315)
          Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Ouça: Capital terá hospital oftalmológico sustentável até 2015