HPS de Porto Alegre recebe emenda impositiva
Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, recebe 40 mil reais em emenda impositiva do vereador Alexandre Bobadra (PL).
Na manhã desta quinta, 29, o gabinete do vereador Alexandre Bobadra (PL) esteve presente com a direção do Hospital de Pronto Socorro (HPS), para a entrega da emenda impositiva no valor de 40 mil reais, em apoio às enormes necessidades da instituição.
O HPS é um hospital de emergências médicas, localizado no bairro Bom Fim, na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi inaugurado em 19 de abril de 1944.
A instituição funciona 24 horas por dia, atendendo as urgências e emergências em 22 especialidades, em especial as vítimas de trauma. É administrado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O HPS realiza mais de 900 atendimentos diários em diversas especialidades ambulatoriais e nas especialidades médicas e odontológicas necessárias ao atendimento integral de pacientes vítimas de politraumatismos e lesões agudas. A maior parte de seus atendimentos referem-se a urgências clínicas. Uma de suas características marcantes é que 30% dos seus leitos são de UTI, quando a média dos hospitais em geral, públicos ou particulares, não ultrapassa 5%, o que mostra ser este um hospital voltado e equipado para pacientes críticos.
Atualmente, integra a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com mais de 1.470 servidores, cuja responsabilidade se estende a 139 leitos, sendo 38 de UTI, com 360 mil atendimentos por ano, em 22 diferentes especialidades médicas, incluindo-se nessas, desde 1995, o SAMU.
Possui programas de Residência Médica em Cirurgia Geral, Cirurgia do Trauma, Medicina de Emergência e Psicologia Hospitalar.
Foi a primeira instituição pública de saúde no Brasil a integrar o programa Closer to Zero, de prevenção de lesão por pressão, também conhecida por escaras e que acomete acamados que permanecem muito tempo na mesma posição.
Em reunião com a diretora Tatiana Razzolini Breyer, entendemos a necessidade de aporte para recuperar estruturas, a importância de aparelhos para a prevenção e tratamento de doenças, logo, todo apoio é bem-vindo e a sociedade precisa saber como é feito o trabalho numa instituição de tal porte.
"Uma honra poder aportar o HPS com recursos que podem salvar vidas. São 40 mil reais destinados com carinho. O nosso incentivo é para que mais parlamentares possam ter um olhar sensível para a instituição que possui um corpo clínico de qualidade e que é referência em todo o RS. Precisamos falar mais sobre as necessidades dos hospitais e trabalhar firme para que tenham suporte em suas funções, devolvendo ao contribuinte qualidade e efetividade nos serviços. Estamos falando de saúde, sendo uma de nossas prioridades em nosso mandato." Declara o vereador Alexandre.