SESSÃO SOLENE

Igreja Brasa recebe Troféu Câmara Municipal

  • Entrega do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Igreja Brasa — Primeira Igreja Batista Brasileira de Porto Alegre, por proposta do vereador Hamilton Sossmeier
    A homenagem foi feita em Sessão Solene, realizada no Plenário Otávio Rocha, e teve como proponente o vereador Hamilton Sossmeier (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Entrega do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Igreja Brasa — Primeira Igreja Batista Brasileira de Porto Alegre, por proposta do vereador Hamilton Sossmeier
    Fiéis da Igreja Brasa também participaram na solenidade (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na noite desta terça-feira (10/09), o Legislativo entregou o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Igreja Brasa, primeira Igreja Batista brasileira de Porto Alegre. A homenagem foi feita em Sessão Solene, realizada no Plenário Otávio Rocha, e teve como proponente o vereador Hamilton Sossmeier (PODE).

O parlamentar lembrou que a Igreja Brasa foi fundada em 1910, e é uma referência na Capital, tendo como lema de atuação “Amar a Jesus e servir à Cidade”. Ele falou também sobre a atuação na área educacional da Igreja Brasa, através da inclusão de alunos com necessidades especiais; bem como na área da assistência social, destacando a parceria com o município de Porto Alegre nos Restaurantes Populares. Sossmeier salientou a entrega de comida aos desabrigados no momento das enchentes. “Em todos os alojamentos que nós fomos, o pessoal comentava sobre o alimento de qualidade e a gente sabe que, além da qualidade, tinha o amor de Cristo ali embutido em cada prato de comida, pra cada vida, então, isso não tem preço”, afirmou. O vereador pontuou ainda que a Igreja Brasa continua fiel aos seus valores de servir à cidade e amar a Jesus. “Como proponente desta honraria, concedendo o Troféu Câmara, reconheço, não apenas a longevidade da Igreja Brasa, mas acima de tudo, o impacto positivo e transformador que ela tem na vida de tantas pessoas”, concluiu.

Representando a Igreja Brasa, o pastor Hudson Rodrigues enfatizou que a esta é a primeira Igreja Batista brasileira de Porto Alegre e explicou que o nome Brasa se refere à brasileira e também ao fogo, à brasa propriamente. “A palavra de Deus restaura a nossa identidade, ela nos torna quem realmente nós somos, nós somos criados por Deus, somos chamados para sermos seus filhos”, declarou. Ele contou que no ano de 2006 se tornou o pastor presidente da Igreja Brasa. “Nós recebemos pilares espirituais para conduzir o Ministério. O Ministério tem um pilar chamado Ministério da Palavra. A gente não faz nada sem ter a palavra de Deus. A gente não compra um terreno, um carro, muito menos abrir uma congregação, muito menos entrar numa oportunidade. Nós vamos orar, o Espírito Santo que vai dizer”, revelou. Quanto ao trabalho social da instituição, ele pontuou que servem muito mais do que refeições, e sim, a palavra de Deus. “Muitos estão sendo restaurados nesses Restaurantes Populares”, constatou.

Histórico

A primeira Igreja Batista brasileira de Porto Alegre, mais conhecida como Igreja Brasa, foi fundada em 1910, e é uma referência na cidade, tendo como lema de atuação “Amar a Jesus e servir à Cidade”. Como igreja cristã, presta assistência espiritual a centenas de famílias e se dedica à pregação do Evangelho de Jesus Cristo. A partir da expansão do seu trabalho, igrejas em outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil foram formadas e inclusive outras nações foram alcançadas através do seu esforço missionário.

A Igreja atua na área educacional através da Escola Cristã da Brasa, com foco em valores e princípios bíblicos fundamentais à formação do indivíduo no meio social, tendo atuação destacada como referência na inclusão de alunos com necessidades especiais. Na área social, a Igreja é bastante conhecida através do Projeto Amor e da OSC Associação Beith Shalom, atuando em diversas frentes, tais como serviço de convivência, acolhimento e cuidado a moradores de rua, assistência e apoio a familiares de internos em instituições hospitalares e assistência a famílias carentes através da distribuição de cestas básicas, roupas e cobertores.

Nesse particular, destaca-se a parceria com o município de Porto Alegre nos Restaurantes Populares, administrando cinco restaurantes que servem cerca de mil refeições por dia, já tendo servido mais de 700 mil refeições desde dezembro de 2019. Muito mais do que comida, o projeto visa também à reintegração social, emocional e espiritual das pessoas e o resgate da dignidade e da cidadania.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)