Setembro Amarelo

II Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude acontece em Porto Alegre

II Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude acontece em Porto Alegre
II Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude acontece em Porto Alegre

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, foi realizado o Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O evento, que ocorreu de forma on-line, contou com mais de 400 participantes nos dois turnos e diversas palestras sobre a temática, uma delas ministrada pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino com o tema: Setembro amarelo, automutilação e saúde mental no universo da infância e adolescência.

O evento fez parte da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o suicídio e a respeito da valorização da vida. Na abertura do evento, além da Vereadora, estiveram presentes na ocasião o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Kiko Pereira; o Secretário Adjunto, Felipe Tibireski, a Diretora da Juventude Débora Garcia, a Coordenadora da Saúde Mental, Dra. Cristiane Stacke e Carla Mariela Carriconde Tomasi, representando o Conselho Regional de Psicologia (CRP). Diversas entidades também participaram da ocasião, realizando palestras, como o Conselho Regional de Psicologia (CRP), Unisinos, PUCRS, Faculdade Monteiro Lobato, Fadergs, Faculdade Dom Bosco, Associação Educadora São Carlos e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, em suas palavras, discorreu a respeito da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental e Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, as quais é Presidente. Em sua palestra foi possível entender os conceitos, estatísticas, o que deve-se atentar sobre o funcionamento mental das pessoas e como ajudá-las, fatores de proteção, sinais de alerta, entre outros assuntos. “Precisamos entender que é necessário falar sobre prevenção ao suicídio, pois sempre é um pedido de ajuda. O suicídio nunca é uma escolha. A vida sempre deve ser a escolha. Precisamos aprender a superar nossos problemas com resiliência e empatia”, reforçou a Psicóloga. Por fim, a Vereadora ressaltou que “estamos trabalhando muito e queremos uma cidade mais saudável, por meio de políticas públicas”.

Confira os assuntos de cada palestra do seminário:

• A Preparação Mental de atletas de rendimento – Palestrante: Márcio Geller Marques

• Como posso ajudar a prevenir o suicídio? – Palestrante: Vera Borges

• Psicologia na violação de direitos da infância e adolescência – Palestrante: Fabiana Guiger

• Saúde Mental dos jovens em período de pandemia – Palestrante:Ana Menini – Unisinos

• Adolescente: O itinerário do cuidado – Palestrante: Danara Dall Agnol

• Como o CVV atua na prevenção ao suicídio – Palestrante: Liziane Eberle

• Atendimentos remotos com adolescentes: relato de algumas vivências do Paas – Palestrante: Michele Scheffel Schneider

• O adolescente e a transitoriedade – Palestrante: Simone Engbrecht

• Drogas e adolescência: vamos falar sobre este tema – Palestrante: Adriana Zanini