JANEIRO BRANCO

Implementação do SAMU Mental e Campanha do Janeiro Branco foram encaminhamentos da Vereadora Tanise Sabino ao Prefeito Melo

Tanise Sabino apresenta campanha Janeiro Branco e indicativo do SAMU Mental ao Prefeito Melo
Tanise Sabino apresenta campanha Janeiro Branco e indicativo do SAMU Mental ao Prefeito Melo (Foto: Alex Rocha)

A Psicóloga e Vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino, na condição de Presidente da Frente Parlamentar de Promoção a Saúde Mental da Câmara Municipal de Vereadores, durante reunião com o Prefeito Sebastião Melo, nesta segunda-feira(20) no Paço Municipal, fez a entrega de indicativo com solicitação ao Poder Executivo, para que seja implantado o serviço de SAMU Mental na Capital Gaúcha. Na ocasião, Tanise também apresentou projeção para desenvolvimento do Janeiro Branco, mês destinado à promoção a Saúde Mental.

Acerca da necessidade de implantação do Sistema de SAMU Mental em Porto Alegre, a Vereadora ressaltou que este serviço além de já realizado no Distrito Federal, é também realidade no Rio Grande do Sul e está acontecendo em Alegrete/RS, município então pioneiro na prestação do serviço. Tanise expôs ao Prefeito Melo que esteve em Brasília no final do mês de maio deste ano, em companhia do Deputado Elizandro Sabino, para conhecimento do serviço de Samu Mental e, inclusive, fez também uma reunião com a equipe de Alegrete/RS.

“Com este longo período pandêmico instalado, muitos são os reflexos na saúde mental da população, o que além de chamar a atenção e nos preocupar muito, vem gerando maior demanda nos atendimentos psicológicos.  Por isso, neste momento, precisamos deste suporte na implantação do sistema de Samu Mental. É muito importante implantar ainda nesta gestão. Podemos dedicar o ano de 2022 para um maior debate neste sentido. Sugiro ainda, visita pela equipe técnica da saúde mental da Prefeitura de Porto Alegre à Brasília para conhecer o Samu Mental e realização de ajustes finais do projeto”, reiterou a Vereadora.

Segundo a Vereadora, a Samu Mental de Brasília utiliza o próprio veículo da Samu, com uma equipe de profissionais treinados em saúde mental e atendimento pelo número 192. A cidade de Alegrete, utiliza um carro de passeio e atendimento através de um número de celular. A Psicóloga e Vereadora salientou a importância da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre priorizar o projeto da implantação da Samu Mental, definindo questões estratégicas, como qual será o veículo, número de contato, equipe e para onde levar as pessoas após o atendimento e, o Prefeito Melo se mostrou bastante receptivo a criação da Samu Mental e ainda se comprometeu em conversar com sua equipe de governo. 

Através de oficio dado ao Prefeito, Tanise propôs várias sugestões de ações de engajamento para o Janeiro Branco, entre elas palestras, reuniões, publicidade em relógios e em ônibus da cidade. Conforme a vereadora Tanise “Sabemos que devemos promover a Saúde Mental durante todos os meses do ano. Os números relacionados ao adoecimento mental são preocupantes. Só no Brasil, são 11,5 milhões de brasileiros que sofrem de depressão. Isso significa que 5,8% da população brasileira tem depressão. É o 5º país do mundo com maior índice de depressão. Ainda assim, o mês de janeiro, ou seja o “Janeiro Branco”, tem um papel importante, ele é um mês de destaque para reflexão e imersão nesta luta dedicada à promoção da saúde mental.”

O Prefeito Sebastião Melo acolheu a demanda da campanha do Janeiro Branco, dará os devidos encaminhamentos e ainda enfatizou que: “Assim como o Governo apoiou a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, também iremos incentivar ações para promover a saúde mental no Janeiro Branco ”. 

Ao final da reunião, a Vereadora Tanise Sabino entregou alguns boletins informativos do seu mandato, compartilhando as ações do seu Gabinete e reafirmando o apoio ao Prefeito como Vereadora da base aliada à gestão municipal.