CECE

Indefinição paira sobre o Carnaval de Rua de Porto Alegre

Reunião para tratar da realização do carnaval o ficial e carnaval de rua de Porto Alegre.
Durante a reunião, Prefeitura divulgou o calendário do Carnaval (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A realização do Carnaval de Rua Oficial centralizado de Porto Alegre, que acontecerá no bairro Cidade Baixa e no trecho 1 da Orla do Guaíba, depende apenas de uma publicação no Diário Oficial do Estado com as alterações promovidas na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual. Segundo o secretário municipal adjunto da Cultura da capital gaúcha, Giovani Tubino, com o novo texto será possível realizar a contratação emergencial da Opinião Produtora, que se habilitou para a organização do evento. Já o Carnaval Comunitário descentralizado, será realizado em uma parceria com a Equipe G Produtora, em 11 regiões da cidade. As informações foram prestadas pelo secretário adjunto durante encontro realizado nesta terça-feira (11/2) na Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece), presidida pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos).

Segundo as representações dos blocos, há dez dias do início previsto para as atividades do Carnaval de Rua, a folia em Porto Alegre ainda passa por incertezas. Atrasos no cumprimento de prazos pela burocracia oficial e uma licitação que resultou frustrada engrossam os motivos das inúmeras queixas feitas pelos carnavalescos, especialmente os das comunidades periféricas da cidade.

Otávio Pereira, presidente da Liga dos Blocos Descentralizados de Porto Alegre criticou a demora na definição dos locais e datas, informações necessárias para o planejamento das atrações e do apoio para que a festa aconteça. O mesmo problema foi relatado pelos representantes da Brigada Militar e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), presentes na reunião.

O presidente da Liga ainda afirmou que é inaceitável o que a prefeitura está fazendo com a manifestação popular do Carnaval. Disse que as falhas são recorrentes e que as soluções se dão de forma diferente para os eventos centralizados e os da periferia, como por exemplo o circuito oficial do Carnaval de Rua, na área central, e o réveillon na Orla. 

A pauta foi debatida na CECE a pedido do vereador Engenheiro Comassetto (PT). Ele é autor de uma emenda parlamentar impositiva, que destina R$ 40 mil do orçamento 2020 para as atividades descentralizadas do Carnaval, e cobra agilidade na liberação dos recursos. Em sua primeira manifestação, o secretário adjunto da cultura reconheceu o atraso na definição das datas e locais do Carnaval Descentralizado, justificando-se com o resultado da licitação frustrada e lembrando que o descentralizado estava no processo como contrapartida do circuíto oficial na área central. Disse que  as emendas impositivas estavam sendo tratadas pela Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e, antes do término do encontro, ele anunciou o cronograma de datas e locais, alegando o ter recebido por mensagem, resultado de uma reunião ocorrida simultaneamente na prefeitura.

Pelo cronograma, o carnaval de Rua oficial acontecerá em oito datas, em dois circuitos, o da Cidade Baixa e o da Orla, entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março.  Será feito pelo sistema de contratação emergencial pela Opinião Produtora, que utilizará o projeto encaminhado à LIC, que aguarda a publicação da alteração legal no Diário Oficial para dar o start aos trabalhos. Os 24 blocos credenciados terão uma ajuda de custo, cada um, de R$ 3 mil. 

Já o descentralizado será em 11 regiões acordadas com as comunidades. A abertura ocorre no bairro Cruzeiro, dia 29 de fevereiro, e o encerramento na Lomba do Pinheiro, em 5 de março. Os eventos contarão com uma estrutura de banheiros químicos, segurança, cercamento e sonorização. A região Partenon reclamou por ter ficado fora e vai tentar a sua inclusão durante a semana. Uma nova reunião da Cece com a mesma pauta, de acordo com Comassetto, ficou agendada para a próxima terça-feira com o objetivo de debater pontos que ainda estão em conflito.

Também participaram do encontro os vereadores Mauro Zacher (PDT) e Dr. Marcelo Rocha (PSOL); além de representantes da Brigada Militar; do Conselho Estadual da Cultura; Conselho Municipal da Cultura; DMLU; Escritório de Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Os blocos representados foram os da Amavitron, Bloco do Zé, Grupo Austral, Pantera do Samba, Instituto Cultural Arraial da Glória, Imperatriz, Associação Cultural Butikim, Bloco Independente. Integrantes da empresa Impacto Norte, também acompanharam a reunião.

Datas e locais previstos do Carnaval de Rua

Centralizado

22, 23, 24, 25 e 29 de fevereiro – Circuito Cidade Baixa (da Aureliano de Figueiredo Pinto até a Praça Garibaldi)

1, 7 e 8 de março – Circuito Orla (da Rótula das Cuias até o Gasômetro)

 

Descentralizado

Cruzeiro – 29 de fevereiro

Eixo Baltazar – 1º de março

Leste – 7 de março

Glória – 8 de março

Restinga – 14 de março

Extremo Sul – 15 de março

Cristal – 21 de março

Centro Sul – 22 de março

Ilhas – 29 de março

Humaitá – 30 de março

Data reserva – 4 de abril

Lomba do Pinheiro – 5 de abril

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)