India Amaral recebe título de Cidadã Emérita
A Câmara Municipal entregou nesta quinta-feira (3) o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre para India Jaciara Dias do Amaral. A homenagem ocorreu em Sessão Solene realizada no Plenário Ana Terra. A iniciativa foi do Coletivo Cuca Congo (PCdoB).
Luciane Congo se disse muito emocionada com a entrega da honraria a India Amaral: “Isso não é pouco”, destacou, em relação ao título de Cidadã. Ela ressaltou a importância de o Legislativo dar visibilidade às pautas de mulheres e da população negra: “Este espaço tem que ser do povo”. Luciane afirmou que o RS é um estado de “intolerância religiosa e racismo religioso” e defendeu a abertura de espaços para os povos tradicionais de matriz africana.
India Jaciara iniciou seu discurso agradecendo a seus orixás e “aos nossos ancestrais”. Ela agradeceu a seus pais, seu irmão, seu filho e sua neta. Também agradeceu a seus filhos espirituais. “O cardiologista disse que o meu coração está um pouco aumentado, e ele é muito grande porque tem muita gente para carregar. Este título não é meu, é nosso”, afirmou.
“Dedicamos todos os dias de nossas vidas às pessoas, e isso é amor incondicional. Nós não escolhemos, nós acolhemos. Esse é o nosso diferencial”, ressaltou. Ela destacou o trabalho junto a uma cozinha solidária: “O mínimo que o nosso povo merece é o alimento”. Citou o ativista estadunidense Martin Luther King e afirmou ter o sonho “de não ver mais homens e mulheres negros à margem, sendo assassinados, apenas uma estatística. Vi muitas vezes mães chorando sobre o corpo de seus filhos. Tenho um sonho de que isso acabe”. Ela também contou a história de uma professora de matemática que não acreditava em seu potencial e destacou sua formação acadêmica: “Nada é impossível para ninguém. Eu tive um sonho e eu vivi, mas jamais sonhei que estaria aqui recebendo o título de Cidadã”.
Histórico
India Jaciara Dias do Amaral é natural de Porto Alegre. Foi servidora pública da Prefeitura de 1988 a setembro deste ano, quando se aposentou. Ela desempenhava suas funções na Secretaria Municipal de Saúde – Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul. Tem graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e tecnólogo em Podologia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). É graduanda em Biomedicina pela Uninter. Foi promotora legal popular prisional, atuando diretamente com presos e familiares junto ao Sistema Penitenciário do RS. Atua no Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma) nas pautas do direito à alimentação, contra a intolerância religiosa e pelo livre culto religioso.