PLENÁRIO

Indicação sugere execução obrigatória de hinos em escolas municipais

  • Homenagem aos 106 anos do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Na foto, estudantes cantam hinos do CMPA e riograndense.
    Objetivo da proposta é desenvolver o senso de patriotismo dos jovens (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Tribuna Popular com o UGEIRM -  Sindicato dos Escrivães e Inspetores e Investigadores de Polícia no RGS. Na foto, vereador Alexandre Bobadra
    Vereador Alexandre Bobadra (PSL) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (22/12), por 22 votos favoráveis e 12 contrários, Projeto Indicativo nº 175/21 ao Executivo sugerindo que o governo municipal envie à Câmara um projeto de lei prevendo a obrigatoriedade da execução dos hino Nacional e Rio-Grandense nas escolas municipais. Segundo o autor, vereador Alexandre Bobadra (PSL), a execução e canto dos hinos deverão ocorrer pelo menos uma vez por semana, no horário de entrada, ao longo de todo o período abrangido pelo calendário escolar municipal.

O autor sustenta que a medida tem como objetivo desenvolver o senso de patriotismo nos jovens que estão iniciando a vida escolar. A proposta visa valorizar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Rio-Grandense, e suas bandeiras respectivas, promover o conhecimento das letras e das músicas, bem como compreender os seus significados e criar no ambiente escolar um universo de respeito às tradições do nosso Estado e amor à pátria, assim como a postura adequada no momento de execução dos hinos.

 

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)