Saúde

Instalada a Frente Parlamentar SOS Hospitais

Lançamento da Frente Parlamentar SOS Hospitais, que discutirá o atendimento de saúde da população de Porto Alegre.
Frente Parlamentar será presidida pela vereadora Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)

Foi instalada hoje (31/3) na Câmara Municipal de Porto Alegre a Frente Parlamentar SOS Hospitais, proposta pela vereadora Cláudia Araújo (PSD), que também será a presidente da frente. O ato de abertura aconteceu no Plenário Ana Terra. A nova Frente Parlamentar tem como objetivo proporcionar o diálogo com a sociedade civil, promover o debate e a defesa do assunto no âmbito da Câmara, visando a reabertura e abertura de hospitais na cidade e também verificar os atendimentos. “Sabemos o quanto temos carência na rede hospitalar, em todas as esferas. Por isso é tão importante tratar da 'saúde' destas entidades. Seja com a gestão da prefeitura, particular ou parceirizado, o usuário quer ser bem atendido e ter sanado seu problema de saúde”, disse a vereadora. 

Secretário 

O secretário de Saúde da Capital, Mauro Sparta, participou da cerimônia e destacou a importância da Frente. Disse que a pauta é seria e citou o caso do município de Canoas, onde há diversas questões ligadas à saúde que podem ser usadas como exemplo para Porto Alegre. “O cuidado e atenção devem ser no planejamento”. Sparta pediu também que haja um fórum permanente, no formato da frente, que possibilite a reunião das entidades de saúde juntamente com os representantes governamentais.

Representantes dos conselhos de Medicina e Enfermagem e de hospitais também participaram do evento.

Encaminhamentos 

Além da abertura da Frente, a reunião serviu para debater os temas que deverão ser tratados nos futuros encontros: aumento dos leitos e alas hospitalares, especialmente as infantis; aumento dos leitos nas alas de queimados; aumento de leitos para atendimento psiquiátrico e medicamentos; resgate dos hospitais Beneficência Portuguesa, Porto Alegre e Parque Belém; o Programa Assistir; e o IPE Saúde.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)