Institucional

Instalada Frente Parlamentar Porto Alegre sem Maus-tratos a Animais

  • Instalação da Frente Porto Alegre Sem Maus Tratos a Animais, presidida pela vereadora Lourdes Sprenger
    Vereadora Lourdes Sprenger (MDB) propôs a Frente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Instalação da Frente Porto Alegre Sem Maus Tratos a Animais, presidida pela vereadora Lourdes Sprenger
    Instalação foi na noite desta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, na noite desta terça-feira (30/04), a Frente Parlamentar Porto Alegre sem Maus-tratos a Animais. A proposta é da vereadora Lourdes Sprenger (MDB), com o objetivo de agilizar e ampliar ações contra os maus-tratos. 

“Quem maltrata um animal, maltrata os seus semelhantes”, enfatizou a vereadora. Ela lembrou que em 2015 constavam nos registros da prefeitura 15 mil pedidos de atendimento aos animais em risco. Em 2019, até o momento são 600 pedidos. “A partir dessas reuniões e das propostas nelas apresentadas, a ideia é fazer o Legislativo compreender a necessidade de combater os maus-tratos e gerar políticas públicas alternativas”.

Conforme a vereadora, a defesa do direito dos animais na Capital vai ganhar em dinamismo e agilidade, pois a Frente está sendo reaberta com intuito de utilizar também novas tecnologias de comunicação e ampliar a interlocução com órgãos como a Brigada Militar, Polícia Civil e Judiciário. “É um avanço que projetamos com a formação da Frente Parlamentar Porto Alegre Sem Maus Tratos aos Animais no âmbito de atuação da Câmara de Vereadores”.

Serão promovidas ações educativas, de fiscalização e conscientização, traduzindo o apelo de protetores, ONGs e entidades. Sobretudo, para evitar a repetição dos casos de crueldade. O tenente-coronel da Brigada Militar, Paulo Abrãao, destacou que no terreno prático a Frente deseja selar um pacto para tratar com as comunidades a redução dos comportamentos considerados agressivos, especialmente o abandono animal, crime praticado em larga escala nos centros urbanos. “Trata-se de uma ação institucional que se organiza para cooperar pelo meio ambiente e pela saúde pública, e eu o vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que será o nosso vice-presidente, teremos essa missão”, explicou.

O evento foi aberto ao público em geral e contou com a presença diversos representante da sociedade e do Estado, entre eles o veterinário e deputado estadual Gabriel de Souza (MDB), EPTC, Ibama e ONG’s. 

Texto

Priscila Bittenocurte (reg. prof. 14.806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)