Frente Parlamentar

Instalada frente sobre os direitos da pessoa com Altas Habilidades/Superdotação

Cerca de 2% a 10% da população mundial pode ter indicadores de comportamento de AH/SD.

  • Instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação.
    A professora Aline Russo ressaltou importância de se elaborar projetos de enriquecimento para as pessoas AH/SD (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)
  • Instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação.
    A Frente Parlamentar abriu o debate na busca de políticas públicas e espaços de inclusão (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Com o intuito de necessidade de discussão e criação de políticas públicas para a identificação dessa parcela da população e a ampliação e qualificação do atendimento nos aspectos emocionais e pedagógicos, seja pela família, pelo professor ou pela sociedade, a Câmara Municipal de Porto Alegre instalou nesta sexta-feira (22/11) a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD). A proposta foi idealizada pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos) que abriu a instalação e ressaltou a importância de trazer o debate e propor encaminhamentos positivos as pessoas AH/SD buscando um de amparo social e espaços de inclusão.

“Me sinto honrado profundamente da necessidade de lutar por alternativas que contemplem os direitos dessas pessoas. Ainda há lacunas que precisam ser preenchidas. Sabe-se que fatores ambientais e socioculturais podem interferir no desenvolvimento e na identificação de múltiplas inteligências”, explica.

Conforme Medina, estudos apontam que cerca de 2% a 10% da população mundial podem ter indicadores de comportamento de AH/SD. “O país vive um momento de desafios estruturais na educação e torna-se essencial oportunizar espaço para que alunos e alunas com AH/SD possam ser identificados, para que assim desenvolvam seus potenciais”.

Na oportunidade, a professora Aline Russo destacou em sua participação o conceito e definição e de quem são as pessoas com AH/SD. “Para que se possa identificar esses sujeitos e elaborar projetos de enriquecimento, acessibilidade e inclusão para todos, é fundamental conquistar a atenção da sociedade, revelando essa população que, frequentemente, encontra-se invisível”.

O adolescente Guilherme Rodrigues, que tem AH/SD, também deu seu depoimento e falou de suas experiências e dos preconceitos que sofreu no seu convívio social. “Hoje me reconheço e sei do meu potencial como um sujeito dotado de inteligência, mas por muito tempo me senti invisível e inferior. Creio que falta qualificação nas escolas e hoje agradeço a todo amparo que recebi da Fundação e Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD PCAH no Rio Grande do Sul (Faders)”.

AH/SD

São pessoas que apresentam a facilidade de aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes. Na educação, por elas possuírem condições de aprofundar e enriquecer suas habilidades, devem receber desafios suplementares em classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, até mesmo para concluir a série ou etapa escolar em menos tempo. Suas características variam, mesmo porque cada um apresenta perfil diferenciado, como: no pensar, aprender, agir e no desenvolvimento de seu potencial.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)