Irmão Menegat, do Pão dos Pobres, é Cidadão da Capital
O irmão lassalista Valério Menegat, diretor-geral da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, recebeu nesta sexta-feira (30/11) o título de Cidadão de Porto Alegre. A homenagem prestada pela Câmara Municipal de Porto Alegre atendeu proposição do vereador Professor Garcia (PMDB). A cerimônia, dirigida pela presidenta do Legislativo porto-alegrense, vereadora Maria Celeste (PT), teve por local o Ginásio de Esportes Capitão Dunga, na sede da Fundação.
A cidade ganha hoje um cidadão de luxo. Ao fazer esta afirmação, Garcia lembrou a importância da obra social dirigida desde 1994 pelo homenageado. É um ser humano que sabe como poucos trabalhar em equipe, salientou o vereador ao destacar o currículo do irmão Menegat. Garcia também citou a história da Fundação O Pão dos Pobres, além de ter destacado o centenário da presença Lassalista no Brasil, completado em 2007.
Ao agradecer, o diretor do Pão dos Pobres lembrou que o trabalho realizado pela instituição conta com vários colaboradores. São alunos, ex-alunos, provedores, corpo funcional, benfeitores. Esses são os responsáveis, afirmou. O religioso destacou ainda serem atividades diuturnas: É preciso salvar o trigo do joio dessa sociedade que relativisa valores e a empobrece. Ao finalizar, parafraseou Mário Quintana: As dificuldades que se atravessarem contra o Pão dos Pobres passarão. O Pão dos Pobres, passarinho!
Também se manifestaram, em nome de suas bancadas, os vereadores Margarete Moraes (PT), Elói Guimarães (PTB), Ervino Besson (PDT), Dr. Raul (PMDB) e João Dib (PP). Pelos ex-alunos da Fundação falou Jorge Samuel Martins. Além de familiares, convidados, autoridades, alunos e ex-alunos, estiveram presentes à cerimônia o arcebispo de Porto Alegre dom Dadeus Grings, o secretário municipal de Planejamento José Fortunatti e o secretario estadual da Justiça do Desenvolvimento Social Fernando Schüler.
Homenageado
Natural de Flores da Cunha, RS, o homenageado é pós-graduado em Pedagogia Lassaliana, pelo Centro Internacional Lassaliano de Roma e Paris, e licenciado em Física-Química e pós-graduado em Informática Empresarial, pela PUCRS. Entre suas atividades profissionais, irmão Menegat foi diretor do Centro Universitário La Salle, de Canoas, e diretor do Colégio São João, de Porto Alegre. Desde 1994 responde pela direção da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, na Capital.
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)