Solene

Isaac Ortiz, da Ugeirm, recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Isaac Delivan Lopes Ortiz. Na foto, com o vereador Leonel Radde, proponente
Radde e Ortiz na entrega do título hoje na Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em sessão solene na Câmara Municipal de Porto Alegre desta terça-feira (28/3), foi prestada homenagem ao presidente do Sindicato dos Agentes de Polícia do Rio Grande do Sul (Ugeirm/Sindicato), Isaac Delivan Lopes Ortiz. Ele recebeu o título de Cidadão Emérito, proposto pelo vereador Leonel Radde, em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha.

Radde citou a trajetória profissional de Ortiz e de sua luta pelos direitos dos policiais. “Homenagear Ortiz é homenagear um símbolo, um símbolo que hoje transcende a polícia. Um homem negro que veio de uma família humilde, veio do interior e que representa o espírito da polícia.  Muitos tratam a corporação policial como se ela fosse algo homogêneo, mas nós temos realmente problemas estruturais na nossa instituição. O racismo estrutural existe, nós temos dificuldades em lidar com os movimentos sociais. Mas o Ortiz representa exatamente aquilo que nós defendemos dentro da democracia”, disse o vereador.

Isaac falou das dificuldades que passou na infância e de sua trajetória de vida. ”Não tem como eu lembrar, quando minha mãe e meu irmão saímos de Caçapava do Sul para Novo Hamburgo. Lá onde meu pai já estava trabalhando. Foi difícil. Uma empregada doméstica com dois filhos, chegar em uma cidade colonizada por alemães.” Ortiz citou seus familiares presentes à cerimônia e os colegas de Polícia que prestigiaram a homenagem. E agradeceu ao vereador Leonel Radde por ter proposto a honraria. 

História

Isaac Delivan Lopes Ortiz nasceu na cidade de Caçapava do Sul e, aos cinco anos, veio com a família para Porto Alegre. Em 1984, ingressou na Polícia Civil, tendo sido designado para a cidade de Ronda Alta. No mesmo ano se filiou à Ugeirm e, em 1989, foi eleito diretor do Interior do sindicato. Em 1990 foi transferido para a Capital.  

Com sua transferência para Porto Alegre, intensificou sua participação no sindicato, culminando com sua eleição para diretor em 2001, sendo cedido pela Polícia para exercer o mandato sindical. Após uma intensa participação nas lutas da categoria, Ortiz foi escolhido pelos policiais civis gaúchos para exercer o cargo de presidente da UGEIRM Sindicato. Em sua gestão, participou de lutas importantes dos  policiais civis gaúchos, obtendo conquistas fundamentais para a valorização da categoria, como a implantação da tabela de subsídios na Polícia Civil.

 

Texto

Josué Garcia / Ana Luísa Vieira
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)