IV Caminhada Juntos pela Vida marca o início do Setembro Amarelo
Neste domingo, 01 de setembro, em Porto Alegre, centenas de pessoas vestidas de amarelo estiveram no Parque da Redenção para chamar a atenção sobre um tema muito necessário: a prevenção do suicídio. A IV Caminhada do Setembro Amarelo: Juntos pela Vida é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, presidida pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, que esteve a frente da organização do evento e destacou: “Os números são alarmantes: todos os dias, no Brasil, morrem em torno de 32 pessoas por suicídio, e a melhor maneira de enfrentarmos este tema é com informação e mobilização. Precisamos falar da prevenção ao suicídio e estarmos alertas aos sinais, para que mortes possam ser evitadas”.
Antes da caminhada propriamente dita, foi realizada uma concentração onde as autoridades presentes expressaram seu apoio à causa e reforçaram a importância de eventos como esse, que promovem uma discussão sobre o tema. Foi neste sentido a fala do Presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., que salientou: “Estamos aqui nesta caminhada de mobilização para expressar nosso compromisso com a discussão deste tema”. Também presente na caminhada o Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, parabenizou Tanise pela iniciativa e fez um anúncio importante: “Quero aproveitar esta ocasião para dizer que acolhemos a solicitação da vereadora Tanise e estamos empenhados em viabilizar psicólogos para os postos de saúde, conforme ela solicitou. Tem crescido muito o número de suicídios entre jovens, atualmente sendo a segunda causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos, e é fundamental que continuemos a fomentar o diálogo sobre saúde mental para que nossos esforços se concentrem na prevenção”.
Presente desde a primeira edição da caminhada, o Prefeito Sebastião Melo elogiou a iniciativa: "Como sempre nos lembra a vereadora Tanise, precisamos nos unir para promover a saúde mental e prevenir o suicídio. A nossa presença é uma demonstração clara de nosso compromisso com a vida e com o apoio àqueles que precisam," afirmou Melo.
O coordenador do Centro de Referência do Transtorno Autista, Dr. Alceu Gomes Filho, sublinhou o impacto positivo de eventos como a caminhada. "A caminhada é uma oportunidade para todos nós refletirmos sobre a importância do apoio contínuo e da escuta ativa. É essencial que as pessoas saibam que não estão sozinhas e que há recursos disponíveis para ajudá-las".
A presidente da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, Tanise Sabino, reforçou a mensagem de esperança e acolhimento. "Estamos aqui para lembrar que a vida é sempre a melhor escolha. E para isso, como a própria camiseta deste evento sugere (SE AMAR), é preciso estimular o amor próprio e também fortalecer a rede de apoio. A presença de cada um de vocês é muito importante: vamos juntos trabalhar pela prevenção", declarou Tanise convidando o público presente a iniciar a caminhada.
Incluída no Calendário Oficial de Porto Alegre através da Lei Nº 13.491/23, de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, a Caminhada do Setembro Amarelo é realizada sempre no primeiro domingo do mês de setembro, promovendo a conscientização sobre o tema.