Meio Ambiente

Jardineiro escultor transforma sucata em brinquedos

Peças atraem curiosidade do público Foto: Elson Sempé Pedroso
Peças atraem curiosidade do público Foto: Elson Sempé Pedroso

A sucata encontrada na orla do Guaíba vira brinquedo nas mãos de Carlos Aparício da Silva de Aguiar, que está com a exposição Consciência Ambiental no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre até 12 de junho. Teixeirinha, como é conhecido, exibe uma extensa coleção de bichos e bonecos feitos com embalagens plásticas, celulares, pilhas e até laptops. A mostra faz parte da programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho) promovida pelo Memorial da Câmara.

Além de escultor, Teixeirinha é funcionário público da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) e trabalha como jardineiro no Parque Marinha do Brasil. Sua intenção ao reciclar o lixo encontrado diariamente é contribuir para a preservação da  natureza e alertar as pessoas. "Nossos rios e lagos não são valas nem lixeiras, por isso recicle", recomenda.

A exposição na Câmara pode ser visitada de segundas a sextas-feiras, das 9 às 18 horas, e, às sextas-feiras, das 9 às 16 horas (até 15 horas no último dia). Informações no setor de Exposições do Memorial, pelo telefone (51) 3220-4392, com o artista, pelo e-mail carlosapsaguiar@gmail.com ou celular (51) 9652-5952.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Brinquedos de sucata alertam para cuidados com o meio ambiente