Sessão Solene

João Pedro Lamana Paiva é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor João Pedro Lamana Paiva
Advogado exibe o título de mais novo Cidadão da Capital (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

João Pedro Lamana Paiva é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. O título, proposto pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB), foi entregue nesta terça-feira (9/8) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal.

Tanise disse em seu discurso que pela atuação direta e objetiva de Lamana, a capital alcançou diversos objetivos que não teria alcançado se não fosse seu trabalho. Relembrou o momento em que conheceu o homenageado, sua trajetória de vida e profissional e ressaltou estar honrada de propor uma homenagem tão digna e merecedora. “É um momento de honra, é um momento de alegria e de felicidade. Porque o teu nome estará marcado na história da Câmara de vereadores, na história de Porto Alegre”, exaltou.


Lamana disse ter oficializado os laços de afeto e orgulho que tem em receber esta homenagem na terra em que lhe acolheu com tanto amor e carinho. “Quando cheguei a Porto Alegre, fui acolhido de braços abertos, por isso sinto imensa alegria e satisfação por estar nesta capital que me recebeu com tanto carinho tentando contribuir como posso dentro das minhas limitações. Receber o título de Cidadão de Porto Alegre quando a Capital completa 250 anos é uma honra para mim. Tudo o que posso fazer é retribuir ainda mais com trabalho e dedicação”.

História

Nascido na cidade de Santiago (RS), dr. Lamana Paiva, como é conhecido entre seus pares, é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo. Ingressou na área extrajudicial em 1969, aos 19 anos, iniciando na função de escrevente e, na sequência, como oficial ajudante no Registro de Imóveis de Santo Ângelo. Em fevereiro de 1986, veio para Porto Alegre à disposição do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. No mesmo ano, por meio de concurso público, assumiu o Serviço de Registros Públicos de Sapucaia do Sul. Em 2011, assumiu o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre. Atuou na criação de diversos diplomas legais, como os projetos More Legal e Gleba Legal e do Usucapião Extrajudicial. Foi o primeiro registrador imobiliário a introduzir na Capital o sistema de matrículas on-line. 

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)