SESSÃO SOLENE

João Vitor Alves recebe diploma de Honra ao Mérito

Sessão Solene de Outorga do Diploma de Honra ao Mérito ao atleta João Vitor Alves
Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão solene na noite desta segunda-feira (13/11) para entregar o diploma de Honra ao Mérito ao atleta João Vitor Alves. A solenidade, que foi proposta e conduzida pelo vereador Airto Ferronato (PSB), ocorreu no Plenário Otávio Rocha.

Dirigindo-se a João Vitor, Ferronato afirmou: "Entre mais de um milhão de pessoas em Porto Alegre, eu te escolhi, e nós temos a possibilidade de conceder apenas um título por ano. Quem está te homenageando é a cidade de Porto Alegre, te dizendo que és umas das pessoas que representam a Capital e que fizeram por esta cidade". O vereador destacou: "Mesmo jovem, João Vitor já tem conquistas importantes", afirmou, elencando os campeonatos vencidos pelo homenageado no jiu-jitsu e no judô. "Precisamos de jovens representando Porto Alegre nessas disputas, e tu és uma demonstração disso", concluiu Ferronato.

O homenageado agradeceu sua família e seus professores pela ajuda e incentivo. "É muito difícil se manter no esporte, principalmente no jiu-jitsu, pois não há muito apoio", destacou. Ele enfatizou a importância do apoio mental para o sucesso no esporte. Agradeceu aos seus pais pelo suporte que lhe ofereceram e dedicou a homenagem a eles.

"A vida não para. Nesse ano, tomei várias quedas, e me levantei maior ainda. Posso ser pequeno, mas me tornei um gigante. Passei por muitos desafios, mas com a cabeça erguida", afirmou João Vitor. Ele concluiu sua fala destacando que foi selecionado para disputar o campeonato europeu, em Paris, no início do próximo ano.

Histórico

Nascido em 2004, João criou-se até seus 11 anos de idade na Vila Limite, cercado pelas mais diversas adversidades. Conheceu o jiu-jitsu com um vizinho que começou a dar aula na garagem de sua mãe e convidou os meninos que ficavam na rua para começarem a treinar. Posteriormente, treinou com esse professor em um projeto social em uma academia no Centro.

João também ingressou no judô da Sogipa, e como no jiu-jitsu, começou a se destacar, ganhando diversos títulos, como o Sul-americano estudantil, e fazendo parte da seleção brasileira sub-18. Atualmente, possui os títulos de campeão brasileiro e sul-americano de judô, tricampeão brasileiro e bicampeão mundial no jiu-jitsu.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)