SESSÃO SOLENE

Jogadora de vôlei Fernanda Garay é Cidadã Emérita de Porto Alegre

Entrega do título de Cidadã Emérito de Porto Alegre à senhora Fernanda Garay Rodrigues
Entrega do título de Cidadã Emérito de Porto Alegre à senhora Fernanda Garay Rodrigues (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na noite desta quinta-feira (15/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu título de Cidadã Emérita de Porto Alegre à jogadora de vôlei Fernanda Garay Rodrigues. A Sessão Solene para a entrega do título aconteceu no Plenário Otávio Rocha e o proponente da homenagem foi o vereador Airto Ferronato (PSB).

O proponente agradeceu aos presentes e especialmente à homenageada e sua família. Contou que os títulos de Cidadão de Porto Alegre são entregues a pessoas ilustres da cidade ou fora dela e que tem um histórico que elevam o nome da cidade. “Tu és uma das pessoas que mais tem levado o nome, nosso nome de Porto Alegre, do povo de Porto Alegre, da gente de Porto Alegre para o país e para o mundo inteiro”, destacou o vereador.

Ferronato falou da família de esportistas a qual Fê Garay, como é conhecida, pertence. Citou as inúmeras conquistas como jogadora de vôlei, tais como a do ouro olímpico nas Olimpíadas de Londres, em 2012. “Tu, além de ser uma multi campeã, tu expressa uma voz ativa e de combate ao racismo, a valorização das mulheres, especialmente as mulheres negras. Na semana da consciência negra, por exemplo, tu se posicionou criticando o racismo estrutural e o combate ao preconceito no esporte. Sem dúvida, teu empoderamento, enquanto mulher e atleta, serve de inspiração para toda uma geração de meninas e de meninos também no nosso país”, enalteceu o parlamentar.

A homenageada declarou que era uma honra receber o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre, cidade que, segundo ela, representou com tanto orgulho e amor. Fê Garay falou da importância de desenvolver políticas públicas de promoção ao esporte como meio de transformação social. “O esporte salva, o esporte me abriu portas e me deu oportunidades que eu jamais teria acesso. Que a minha trajetória no esporte seja fonte de inspiração para futuras gerações que sonham em vestir as cores do nosso país e que mais cidadãos e cidadãs possam levar o nome da nossa querida Porto Alegre para o cenário mundial. Obrigada a todos pela presença, pela homenagem e esse é um dos títulos que eu irei carregar com muito orgulho, é uma medalha que terá um lugar especial na minha casa. Obrigada”, afirmou a jogadora de vôlei.

Histórico

Fernanda Garay Rodrigues nasceu em 10 de maio de 1986, em Porto Alegre. Primeira de cinco filhos, passou a infância no Bairro Jardim Ypu. Mais conhecida como Fê Garay, começou a jogar vôlei em 1997, na Sogipa, e o início da carreira profissional veio em 2001. De lá pra cá, passou por diversos clubes e competições nacionais e internacionais, trazendo para o Brasil o ouro olímpico na Olimpíada de Londres, em 2012, e a prata em Tóquio, em 2021.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)