Pauta

Jornalista Adriana Irion recebe Comenda Porto do Sol nesta terça

Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho.
Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará nesta terça-feira (16/11) Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol à jornalista Adriana Abreu Irion. O evento é aberto ao público e acontecerá a partir das 15h, no Plenário Ana Terra. A proposição é de autoria do vereador Ramiro Rosário (PSDB).

A homenageada tem 48 anos de idade e há 29 anos trabalha no jornal Zero Hora, onde é repórter especial e integrante do Grupo de Investigação do Grupo RBS. É formada em Jornalismo pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e, atualmente, acadêmica de Direito na PUCRS.

Em sua justificativa, o parlamentar destaca a atuação de Adriana Irion, afirmando que ela é “referência nacional em matérias investigativas de combate à corrupção”. Em 2016, foi autora da reportagem “Dinheiro pelo bueiro”, que revelou desvios milionários no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) de Porto Alegre. A matéria serviu de subsídio para a implementação de uma série de medidas de controle e eficiência aplicadas no serviço de zeladoria da Capital.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)