TITULO DE CIDADANIA

Jornalista catarinense recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Cidadania foi proposta pelo vereador Pedro Ruas e será conferida em sessão no dia 21, às 19h, no Plenário Otávio Rocha

Elton Bozzetto
Elton Bozzetto

O jornalista Elton Bozzetto receberá nesta terça-feira (21/11/2023) o título de Cidadão de Porto Alegre, exatamente 44 anos depois que chegou ao Rio Grande do Sul e 41 anos após conhecer a Capital gaúcha, aos 17 anos, cidade onde constituiu família. A cidadania portoalegrense foi proposta pelo vereador Pedro Ruas e aprovada por unanimidade, tendo em vista a atuação de Bozzetto que, além de atuar como um profissional de Comunicação – jornalista, radialista, relações públicas - sempre teve trabalho voltado à promoção do bem-estar comum.

O novo Cidadão de Porto Alegre cursou Filosofia no Seminário Maior de Viamão, onde chegou em 1983. Depois fez Teologia na PUCRS e Comunicação de Rádio pela ALER/Universidade Xaveriana de Lima/Perú e especialização em Comunicação pela Universidade de São Francisco de Bragança Paulista e, ainda, especialização em Cooperativismo pela UNISINOS.

Elton Bozzetto preside o Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, Educativas e de Assistência Social (Senalba/RS). Mas atuou na mídia, como repórter de emissoras de rádio, TV e como assessor de Imprensa/Comunicação da Arquidiocese Diocesana, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB- Sul 3), entre outras atividades. Até mesmo boletins para a Rádio do Vaticano ele assinou, em sua carreira. Nascido em 31 de agosto de 1966 no município de Ponte Serrada, no Oeste catarinense, aos 13 anos deixou sua cidade para estudar em Passo Fundo na Congregação do Santíssimo Redentor.

         Entre as suas muitas atividades – com foco em política, sustentabilidade de organizações de Assistência Social e do Terceiro Setor – e voltadas ao social, figuram as atuações perante os migrantes de vários países que buscam socorro devido as guerras ou tragédias, a atuação com vistas a minimizar a fome dos “sem”, que ele qualifica como – sem teto, sem alimentação, sem pátria, sem ensino e sem conhecimentos.

Em 1988 Dom Ivo Loscheiter e o padre e jornalista Vitor Edézio Borges o chamaram para Comunicação da CNBB, pois precisavam do seu trabalho. Assumiu   como secretário executivo ajudou a preparar e a difundir a campanha da Fraternidade de 1989 – “Comunicação para a verdade e Paz”, o que deu início a participação mais efetiva da Igreja Católica em propor linhas e metas capazes de tornar a comunicação um processo em favor de toda a sociedade. “O Mundo precisa de paz”,  afirma Bozzetto.

Texto

jurema Josefa/imprensa Gabinete

Edição

jurema josefa (MTB-3.882 RS)