Jornalista Renata de Medeiros receberá título de Cidadã Emérita
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará, nesta sexta-feira (13/12), sessão solene que concede o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre à jornalista Renata de Medeiros. Renata foi a primeira mulher a ser repórter de campo em um jogo da dupla grenal nos 92 anos de história da Rádio Gaúcha. Proposta pela vereadora Cláudia Araújo (PSD), a homenagem ocorrerá às 17 horas, no Plenário Otávio Rocha.
Renata nasceu em Porto Alegre, em 1993, e é jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalhou na Rádio Guaíba em 2011 e, desde 2012, integra o Grupo RBS. “Atuando como produtora e repórter esportiva, é exemplo de que as mulheres podem ocupar espaços, até pouco tempo atrás, exclusivamente masculinos”, explica a vereadora.
A parlamentar lembra ainda que, em 2018, a homenageada foi agredida por um torcedor durante a cobertura de um clássico Grenal. “O episódio desencadeou a fundação do movimento ‘Deixa Ela Trabalhar’, manifesto de jornalistas esportivas contra o machismo nos estádios de futebol, tornando Renata referência na luta para que as mulheres sejam respeitadas nos lugares em que elas escolhem ocupar”, destaca. De acordo com a vereadora, Renata transformou esse fato em combustível para lutar contra a violência sofrida por todas as jornalistas e impacta positivamente não apenas as suas colegas, mas todas as mulheres que ocupam espaços outrora exclusivamente masculinos.