SESSÃO SOLENE

Jornalista Renato Matte é Cidadão Emérito de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao senhor Renato Colares Matte, proposto pelo vereador João Bosco Vaz.
    A homenagem foi uma iniciativa do vereador João Bosco Vaz e a solenidade aconteceu no Plenário Ana Terra (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao senhor Renato Colares Matte, proposto pelo vereador João Bosco Vaz. Ao microfone, o homenageado.
    Na tribuna, o jornalista Renato Matte, mais novo Cidadão Emérito de Porto Alegre (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)

Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (10/12), a Câmara Municipal entregou o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao jornalista Renato Colares Matte. A homenagem foi uma iniciativa do vereador João Bosco Vaz (PDT) e a solenidade aconteceu no Plenário Ana Terra.

O proponente lembrou de sua amizade de longa data com o homenageado, desde 1988, quando, ainda exercendo o jornalismo, Bosco decidiu se candidatar a vereador. “Eu estou pagando as minhas dívidas com meus colegas que me ajudaram a vida toda no jornalismo”, revelou. “O Renato é uma pessoa fácil no trato, pelo menos com os amigos. E foi difícil convencer o Renato que eu queria dar a ele o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre”, contou em tom de brincadeira. Bosco enalteceu a carreira jornalística de Matte, comentando seu trabalho na RBSTV, TVCom e mais recentemente no Sportv. “Sempre foste um jornalista dedicado, um jornalista de confiança das tuas chefias. Um jornalista que venceu e convenceu”, definiu.

O homenageado expressou a emoção em receber tamanha honraria. Ele também pontuou a história política de Bosco, da qual participou. “Esse cara que completou sete mandatos é um cara especial. Ele é um cara que fez muitas coisas pela cidade e merece todo o nosso respeito e consideração”, disse. Matte destacou a trajetória do vereador na área do esporte, primeiro como jornalista e depois na vida pública, tanto na vereança quanto nos momentos em que foi secretário municipal. “Na Secretaria da Copa, Bosco colocou Porto Alegre no mapa do mundo. Foi referência pra Fifa. Então, esse cara que hoje me presta homenagem, também é um cara que tem que ser muito homenageado”, retribuiu.

Histórico

Renato Colares Matte é natural de Porto Alegre, nascido em 16/09/1954. Fez primário, ginásio e científico em escolas públicas, ingressando na Faculdade de Jornalismo da PUC/RS em julho 1975, concluindo o curso em julho 1979. Iniciou a carreira jornalística como redator, atendendo os veículos Correio do Povo, Folha da Manhã, Folha da Tarde e Rádio Guaíba. Em 1987, assume a função de chefe de reportagem da Rádio Gaúcha e coordenador da Central de Eleições de 1988 a 1992. Na década de 1990, foi chefe de reportagem da RBSTV, editor chefe do Jornal do Almoço, e gerente de jornalismo da TVCom. Nos anos de 2001 e 2002, foi gerente executivo de jornalismo da RBSTV Santa Catarina. 

Matte retornou a Porto Alegre em 2003, assumindo a gerência executiva de esporte da RBSTV e TVCom, onde permaneceu até 2011. Em 2015, assume a chefia de redação dos três canais Sportv. Nos Jogos Olímpicos de 2016, foi responsável por realizar a maior cobertura já feita por uma emissora de TV, colocando no ar ao vivo 16 canais do Sportv. Ainda pela Sportv, cobriu as Paraolimpíadas do Brasil 2016, Copa América centenário nos EUA 2016.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)