Sessão Solene

José Aveline, da GOOOL, recebe o troféu Honra ao Mérito

Sessão Solene de outorga do Diploma de Honra ao Mérito ao sr. José Aveline Neto, em proposta do vereador João Bosco Vaz.
Bosco, Aveline e Cassiá na sessão desta noite (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje o troféu de Honra ao Mérito ao fundador, diretor-editor e proprietário da revista GOOOL, José Aveline Neto. A distinção, proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT), foi entregue em Sessão Solene, no Plenário Ana Terra, conduzida pelo vereador Cassiá Carpes (PP).

Bosco destacou o espírito empreendedor, batalhador e sonhador de Aveline. Relembrou que em 1983, quando presidia a Asssociação dos Cronistas Esportivos do RS, foi procurado por Aveline, que queria uma carta de apresentação para poder angariar patrocinadores para a futura revista. "Nascia então a revista GOOOL, com um nome simples, usual e maravilhoso." Reforçou que em tempos de foco nas redes sociais e de fechamento de jornais e emissoras de rádio, Aveline tem conseguido manter a revista por 40 anos. "É preciso reconhecer as pessoas em vida, o trabalho e a qualidade pessoal delas. Pessoas como Aveline que colaboram com o desenvolvimento da nossa cidade."

Aveline disse estar feliz e lisonjeado com a homenagem. "É um diploma pelo qual tenho respeito e consideração. Um título de valor significativo." Emocionado, relembrou o surgimento da revista a partir da carta de Bosco. "Não foram quatro, quarenta ou quatrocentos dias. Foram 40 anos ininterruptos de uma luta incessante e de uma resiliência monumental." Esta travesssia, acrescentou Aveline, teve muitas pedras, espinhos e sofrimento, mas "a partir daquela carta, me senti na obrigação de fazer um trabalho decente e de interesse do leitor." Por fim, agradeceu a todos os leitores, patrocinadores e aos colegas da grande imprensa pelo apoio que sempre deram à GOOOL.

História

Há 40 anos no mercado editorial, a Revista GOOOL registra os principais acontecimentos esportivos do Rio Grande do Sul e do Brasil. Tendo como exigência a qualidade editorial e gráfica e como filosofia a ética jornalística, a meta da revista é a satisfação do leitor. Baseado nisso, a GOOOL consolidou-se como a revista de todos os esportes e a preferida dos gaúchos. O primeiro número, em 1983, foi uma edição dedicada exclusivamente a um jogador símbolo do Internacional, Valdomiro Vaz Franco. Dezenas de jornalistas testemunharam e escreveram seu depoimento sobre aquele que representou um marco na história do clube octacampeão gaúcho e tricampeão brasileiro. Em apenas três dias, 5 mil exemplares esgotaram-se nas bancas. 

Nesse primeiro ano também o Grêmio conquistou a América e o Mundial, em Tóquio. A Revista GOOOL documentou as façanhas tricolores. Era o início de uma jornada no mercado editorial impresso do Rio Grande do Sul. Em 1983, a visibilidade e a notoriedade conquistada pela Revista GOOOL já era uma realidade, nesse primeiro ano editorial da publicação. Os anos se passaram e muitas outras edições foram às ruas com sucesso. Mas o editorial da Revista GOOOL não se restringiu apenas ao mundo futebolístico, e sim à cobertura de todos os esportes, valorizando em especial o esporte gaúcho. 

Os 40 anos ininterruptos de atividade da Revista GOOOL devem-se, essencialmente, aos órgãos de classe, jornalistas, colaboradores, anunciantes, patrocinadores, grande imprensa e outros de estimáveis contribuições. E são 40 anos de trabalho, imparcialidade, ética e, sobretudo, respeito ao público leitor.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)