Educação Política

Jovens criam projetos de cultura e transporte na Plenária do Estudante

Alunos e professores do James Kulisz também visitaram plenária dos vereadores Foto: Francielle Caetano
Alunos e professores do James Kulisz também visitaram plenária dos vereadores Foto: Francielle Caetano

Nesta segunda-feira (29/4), foi realizada a Sessão Plenária do Estudante, projeto promovido pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na sessão, dois projetos para cultura e transporte foram apresentados por cinco adolescentes do Centro Cultural James Kulisz (Cejak) localizado na Vila Pinto. Os jovens também conheceram o Legislativo e acompanharam parte da sessão ordinária dos vereadores no Plenário Otávio Rocha.

“O objetivo do projeto Sessão Plenária do Estudante é possibilitar uma maior compreensão acerca do trabalho legislativo e buscar conscientizar o público escolar da importância da política”, afirmou o coordenador do Memorial, Jorge Barcellos .

As propostas:

CICLOVIAS –
  Prevê a construção de ciclovias e bicicletários com o objetivo de melhorar o trânsito e diminuir os índices de poluição. A justificativa do projeto é fomentar o uso da bicicleta e fazer de Porto Alegre uma cidade mais limpa.  De Yuri Correa da Silva, 15 anos, e Anderson Cadorin da Silva, 15.
 
TEATRO - Projeto que prevê descontos em teatros para estudantes de baixa renda e pessoas que utilizam o Bolsa Família. A justificativa do projeto é a impossibilidade de pessoas com baixa renda de frequentar teatros em virtude do custo do ingresso. De Karoline Fátima, 14 anos, Laís Cunha, 15, e Luisandro Rodrigues dos Santos, 15.

A Plenária do Estudante é uma atividade gratuita, e as escolas interessadas em participar podem entrar em contato com o Memorial da Câmara: (51) 3220-4187 e 3220-4318

Escola

O Cejak oferece atividades de cultura, educação, esporte, lazer e qualificação profissional, visando ao desenvolvimento social, cultural e econômico da região da Vila Pinto, na Zona Leste da cidade. Conforme a instituição, cerca de 70% da população da Vila estão em situação de risco social, necessitando de ações imediatas.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária em jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)