INSTITUCIONAL

Lançada a Frente Parlamentar do Afroempreendedorismo

  • Lançamento da Frente Parlamentar do Afroempreendedorismo. Proposição: Vereador Engenheiro Comassetto
    Reunião foi conduzida pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT, ao centro) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Lançamento da Frente Parlamentar do Afroempreendedorismo. Proposição: Vereador Engenheiro Comassetto
    Deputada estadual Laura Sito (PT) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Foi realizado na tarde desta sexta-feira (7/7) na Câmara Municipal de Porto Alegre o ato de lançamento da Frente Parlamentar do Afroempreendedorismo. O evento ocorreu no Plenário Ana Terra. A frente foi proposta pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT) e pela vereadora Biga Pereira (PCdoB).

Comassetto destacou que a frente foi relançada a partir de uma solicitação da ex-vereadora e atual deputada estadual Laura Sito (PT), que havia proposto a iniciativa durante seu mandato na Câmara. “Não estamos inventando a roda, temos que fazer a roda girar”, disse. Ele afirmou que a luta antirracista “tem que ser traduzida em ações concretas, como gerar renda e oportunidades de forma igual para todos”. O vereador ressaltou que “há um potencial que está muito disperso” em relação ao afroempreendedorismo na Capital.

“A população negra tem uma contribuição econômica muito substancial para a sociedade brasileira, mas, infelizmente, a gente não observa o retorno desse dinheiro na mão do povo preto”, afirmou Laura Sito. Ela disse que é preciso “valorizar o que a cultura negra produz nas mais variadas áreas” e defendeu um “papel ativo do Estado no fomento desses empreendedores”. 

“Durante a pandemia, nós vimos o papel fundamental que a inovação teve nas proposições das periferias para garantir que as populações desses territórios conseguissem responder à retração econômica”, destacou Laura. “Queremos criar mobilidade social”, ressaltou. 

O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto, destacou que a prefeitura tem preocupação inclusiva e citou uma iniciativa do Gabinete de Inovação que levantou demandas de empreendedores periféricos. “A inovação deve ser um meio para trazer qualidade de vida para as pessoas. Ela tem que alavancar todos os setores de nossa cidade”, afirmou.

O seminário de abertura da Frente Parlamentar contou ainda com um debate entre expositores e com apresentações de propostas de negócios. O evento teve a participação de associações comerciais, do Sindilojas e do Sebrae.

 

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)