DIREITOS HUMANOS

Largo Valneri Antunes reinaugurado em 20 de dezembro

Solenidade realizada no local - jardim de entrada da Câmara Municipal pela Avenida José Loureiro da Silva, foi fruto da atuação do vereador Pedro Ruas. Ele atendeu lideranças que atuam nas áreas dos direitos humanos e lutas populares, levando pedido à Presidência do Legislativo Municipal

Presidente da Câmara, Pedro Ruas, lideranças e familiares (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)
(Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)

A reinauguração do "Largo de Acesso Valneri Antunes – o vereador das causas populares" foi uma solenidade que reuniu lideranças políticas, dos direitos humanos e familiares do homenageado, na manhã desta quarta-feira (20/12/2023) no jardim que dá acesso à entrada da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA). O vereador Pedro Ruas que levou à presidência da CMPA a reivindicação para a recolocação da placa alusiva no local, manifestou sua alegria por estar conseguindo – no ano em que a Câmara Municipal completa 250 anos – restabelecer a homenagem que visa recordar os feitos e lutas do vereador que faleceu em 1986.

“No final do mês de novembro recolocamos a foto do nosso grande companheiro Luiz Goulart Filho na parede da sala do Cedecondh. Hoje recolocamos essa placa deste lugar que nunca deveria ter saído”, disse emocionado. Lembrou que a denominação como Largo de Acesso Valneri Antunes é de Lei de sua autoria, proposta apresentada em outubro de 1993, quando da passagem pelos sete anos do falecimento de Valneri, num acidente automobilístico. Em maio de 1994 a placa com a denominação sobre uma pedra foi inaugurada com a presença de familiares, lideranças políticas, comunitárias, sindicais, culturais e dos direitos humanos. Com a realização de obras no entorno do prédio da Câmara de Vereadores, a pedra foi retirada. Com o retorno de Pedro Ruas ao Legislativo Municipal (pois foi eleito como primeiro deputado estadual pelo PSOL - mandato 2015/2019), lideranças de diversos setores solicitaram a recolocação da referida denominação. O presidente da Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do RS (AEPPP/RS) Sérgio Bittencourt esteve com Pedro Ruas em reunião com o presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier, reforçando o pedido que foi apoiado.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Sossmeier, a recolocação da placa no largo de acesso ao prédio do Legislativo Municipal é um ato que repara a história. “Neste ano, quando a Câmara de Vereadores completa 250 anos de atividades, estamos contando histórias, revendo o que nos foi legado. Agora, com esse ato, restauramos a história que não pode morrer. Estamos deixando, como legado, a história como ela é para os mais jovens”, destacou.

(Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)

 O presidente da Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do RS, Sérgio Bittencourt agradeceu a atenção da presidência da Casa Legislativa em apoiar a ação. Já o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krisckhe discorreu sobre as lutas de Valneri Antunes. “Ele representou como ninguém os que precisavam de qualquer tipo de ajuda para terem mais dignidade em suas vidas”. Ele foi único, disse o líder. Destacou a dignidade do homenageado que ao ser preso, de forma arbitrária pelas forças de segurança da ditadura. “Preso, rasparam seus cabelos e barba comprido. Queriam constrangê-lo. Lhe deram mais força pois ele retornou às atividades com mais dignidade ainda”, relembrou. Ele foi libertado pelo advogado das lutas pelos direitos humanos Luiz Goulart Filho.  A ex-vereadora Jussara Cony, que foi colega de Valneri em muitas lutas, leu um poema que ela escreveu em 1º de maio de 2022, durante a pandemia, na qual exalta a luta em favor da vida e que destinou ao amigo. “O Valneri só nos deixou lições de lutas em favor dos que necessitavam, merece nossa homenagem”.

 

familiares
familiares

Familiares de Valneri Antunes participaram da homenagem, através do filho André com a esposa Maria Emília, que trouxeram as filhas Anita e Angelina, netas de Valneri. Para André a notícia de que o Largo de Acesso com o nome do pai seria recuperado foi muito especial, quase um presente de final de ano. “Vim aqui algumas vezes e vi que havia sido retirada a placa. Hoje vi a boa vontade de todos em restabelecer essa homenagem que é um projeto votado. Não segui a vida política do meu pai, mas acompanho seus ensinamentos e compartilho as muitas histórias da sua trajetória que foi muito dura, mas muito rica em termos de vivências”, destacou.

Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre; a vereadora do PCdoB Biga Pereira e Guilherme Oliveira, filho de Diógenes Oliveira que foi assessor de Valneri Antunes e inclusive escreveu um livro contando parte da grande trajetória do homenageado, foram algumas das lideranças presentes na solenidade desta quarta-feira, 20 de dezembro.

UM POUCO DO LÍDER VALNERI

O homenageado Valneri Antunes dispensa apresentações, pois é nome da Vila, Praça e escola em Porto Alegre e de escola em Viamão.  Se havia um pedido por justiça, moradia, transportes Valneri era o primeiro a chegar e o último a sair. Preso por protestar contra a carestia em ´maio de 1968, na sua terra natal; por protestar contra atos da ditadura militar em 1970 em SP, quando foi torturado; banido do País em troca do embaixador Suíço sequestrado em 1971, foi viver no Chile, Cuba e depois França. Voltou em 1980 e na eleição de 1982 foi eleito vereador pelo PDT. Foram muitas as tentativas de representantes da repressão de aniquilar o líder comunitário, sindical e político, morto prematuramente em acidente automobilístico em 26 de outubro de 1986. Em 1983 ele foi preso pela última vez, desta vez por ficar ao lado de moradores que estavam sendo despejados de uma vila no bairro Cavalhada, em confronto com a polícia. Naquela vez, muitos dos vereadores – até mesmo adversários – se uniram para exigir a libertação do colega que cumpria ação pelo seu mandato. A polícia o soltou, mas como “castigo” raspou sua barba e cabelos longos.

Texto

Jurema Josefa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)