PLENÁRIO

Legislativo celebra os 25 anos do Proerd/RS

Comparecimento: Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência faz fala alusiva aos seus 25 anos de funcionamento
A iniciativa foi da vereadora Comandante Nádia (PP) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na tarde desta segunda-feira (10/07), em período de Comunicações da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi realizada uma homenagem aos 25 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no Rio Grande do Sul (Proerd/RS). A iniciativa foi da vereadora Comandante Nádia (PP).

A coordenadora técnica do Proerd/RS, Major Karine, veio comemorar a homenagem dos 25 anos de existência do programa de combate às drogas. A Major ressaltou que, neste primeiro semestre de 2023, foram formados mais de 4.500 alunos em escolas municipais, estaduais e privadas de Porto Alegre e mais de 45 mil em todo Estado do Rio Grande do Sul. “Nós nos deparamos com o maior índice de violência no ambiente escolar”, afirmou. A profissional de segurança pública disse que desde o acontecimento dos atentados nas escolas, todo o sistema de segurança público teve que se adaptar para maximizar a segurança do ambiente escolar. A coordenadora do Programa explicou que os policiais do proerd, além de proteger as crianças, também são competentes para lecionar, ensinar os jovens a dizer não e protegê-los do mundo do crime e das drogas.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, a condutas criminosas e prisões.

No Brasil, desde 1983,  o Programa tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas no mundo. Os esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção são os diferenciais desse Programa.

Texto

Vinícius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)