Homenagem

Legislativo celebra os 30 anos do IMAMA

  • Período de Comunicação em homenagem aos 30 anos do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA).
    A iniciativa foi da vereadora Mari Pimentel (NOVO) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Período de Comunicação em homenagem aos 30 anos do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA).
    Período de Comunicação em homenagem aos 30 anos do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Na tarde desta segunda-feira (14/08), em período de Comunicações, da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi realizada uma homenagem ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), para celebrar o transcurso de seus 30 anos. A iniciativa foi da vereadora Mari Pimentel (NOVO).

Mari ressaltou a trajetória do Instituto, principalmente pelo acompanhamento proporcionado, tanto físico como psicológico. Segundo a vereadora, por ano, cerca de 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no país. "Estudos comprovam que 95% das mulheres diagnosticadas precocemente têm sucesso ao longo do seu tratamento. Por isso, que o IMAMA faz tanto sucesso, pois ele acompanha essa trajetória e garante que ela não seja solitária”, afirmou. 

Representando o IMAMA, a diretora geral Rita Cunha agradeceu as homenagens aos 30 anos da entidade. Em três décadas, o Instituto da Mama atendeu mais de 200 mil pacientes, com o trabalho de informação e prevenção, mais de 1 milhão de pessoas receberam informações e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce. “Hoje, só tenho a agradecer esta Casa Legislativa, pelo apoio e pelo comprometimento”, destacou. 

IMAMA

O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela médica mastologista Maira Caleffi. Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)