Legislativo celebra os 30 anos do IMAMA
Na tarde desta segunda-feira (14/08), em período de Comunicações, da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi realizada uma homenagem ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), para celebrar o transcurso de seus 30 anos. A iniciativa foi da vereadora Mari Pimentel (NOVO).
Mari ressaltou a trajetória do Instituto, principalmente pelo acompanhamento proporcionado, tanto físico como psicológico. Segundo a vereadora, por ano, cerca de 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no país. "Estudos comprovam que 95% das mulheres diagnosticadas precocemente têm sucesso ao longo do seu tratamento. Por isso, que o IMAMA faz tanto sucesso, pois ele acompanha essa trajetória e garante que ela não seja solitária”, afirmou.
Representando o IMAMA, a diretora geral Rita Cunha agradeceu as homenagens aos 30 anos da entidade. Em três décadas, o Instituto da Mama atendeu mais de 200 mil pacientes, com o trabalho de informação e prevenção, mais de 1 milhão de pessoas receberam informações e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce. “Hoje, só tenho a agradecer esta Casa Legislativa, pelo apoio e pelo comprometimento”, destacou.
IMAMA
O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela médica mastologista Maira Caleffi. Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.