Sessão Plenária Virtual

Legislativo da capital aprova quatro homenagens

88ª Sessão Ordinária. 4ª Sessão Legislativa Ordinária. Ordem do Dia.
Votação das propostas foi realizada na tarde desta segunda-feira (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Em sessão ordinária virtual, realizada nesta segunda-feira (21/12), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram a concessão das seguintes homenagens:

JORNALISTA I - Proposto pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), o jornalista Carlos Rafael Guimarães Filho deverá recebe o Título de Cidadão Emérito. Nascido em Porto Alegre, o homenageado é neto de Eduardo Guimaraens, poeta vinculado ao simbolismo, e filho do jornalista Carlos Rafael Guimaraens, durante muitos anos cronista e editorialista do Correio do Povo. Seguindo os passos do avô e do pai, Rafael Guimaraens atuou como repórter, editor e secretário de redação da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal). Foi editor de política do jornal Diário do Sul, do grupo Gazeta Mercantil. Além disso, é escritor sendo seu mais recente livro O Espião que Aprendeu a Ler, um relato sobre a passagem pela capital daquele que viria a se tornar o maior embaixador da literatura brasileira na Alemanha: Hans Curt Meyer-Clason (1910-2012). Em 2011, produziu o roteiro do espetáculo Legalidade – o Musical, em comemoração aos 50 anos da Campanha da Legalidade.

JORNALISTA II – Solicitado pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), Taline Ferreira Oppitz será agraciada com o Título de Cidadã Emérita. Natural de Porto Alegre e criada em Tapes, Taline é formada em jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Em 2002 iniciou como repórter na editoria de política do jornal Correio do Povo. Antes, havia atuado como estagiária na TV Assembleia. Escreveu para a Revista Voto, assinando reportagens de repercussão nacional, como uma entrevista com o ex-presidente Fernando Collor, o qual estava havia anos sem falar com a imprensa. Foi comentarista da TV Record e está há dez anos no ar apresentando o programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. Recebeu, em março de 2020, o Troféu Mulher Cidadã na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

SAÚDE – A aprovação de projeto de lei do vereador Engº Comassetto (PT), determina a denominação de Unidade Básica de Saúde do bairro Cavalhada como Paulo Ávila. O nome, solicitado por moradores, contempla a ativa participação de Paulo Ávila na luta pela defesa da saúde e demais pautas naquela região. O homenageado era natural de Porto Alegre e, durante toda a sua vida, foi um lutador pela melhoria da qualidade de vida do conjunto habitacional do bairro. Militou nas áreas de habitação, saúde, educação, transporte e cultura. Não limitou sua atuação somente ao Bairro Cavalhada, mas também em todo o Município. Foi incansável no Orçamento Participativo. Articulou sua luta por meio da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (UAMPA), na qual foi diretor.

ECONOMISTA - Pedro Cezar Dutra Fonseca, natural de São Borja, deverá receber o Título de Cidadão de Porto Alegre por sugestão do vereador Mauro Zacher (PDT). Bacharel e mestre em economia pela UFRGS e doutor em economia pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1987, e professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFRGS. Atua como profissional e pesquisador na área de economia, com ênfase em Economia Brasileira. Recebeu o título de São-Borjense Ilustre, da Câmara Municipal de São Borja, possui cinco livros publicados, além de 346 participações em congressos e simpósios nacionais e internacionais como conferencista ou expositor.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)