Cultura

Legislativo da Capital se integrará aos esforços para concluir Multipalco

Vereadores visitaram complexo cultural nesta quarta-feira

  • Visita ao Multi Pauco do Teatro São Pedro.
    Vereadores foram recebidos no Theatro por José Roberto Moraes (e) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Visita ao Multi Pauco do Teatro São Pedro.
    Comitiva da Câmara visitou instalações do Multipalco (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), anunciou na manhã desta quarta-feira (17/1), em visita ao Multipalco Theatro São Pedro, que o Legislativo da Capital se integrará aos esforços para concluir este complexo cultural. Considerado um dos maiores da América Latina, o Multipalco, com mais de 25 mil m², dos quais 18 mil m² de área construída, foi iniciado em 2003. Com a obra civil praticamente concluída, a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) busca agora apoio para concluir os acabamentos e a compra de equipamentos para entregar seus cinco andares para uso da cidade. 

Conforme o presidente da AATSP, José Roberto Diniz de Moraes, que conduziu a visita, até o momento foram investidos cerca de R$ 40 milhões na construção do espaço, com recursos oriundos de leis de incentivo e doações. “Um terço deste valor foi usado nas escavações e explosões de rocha. Agora, precisamos de cerca de R$ 20 milhões para concluir o Multipalco, que pretende ser mais do que um espaço cultural, mas um polo de referência turística, que dê uma nova ocupação para o Centro Histórico e que se torne modelo de construção sustentável”, projeta Moraes.

Entre as alternativas para arrecadar fundos, está o estudo dos índices construtivos. “Se a Prefeitura nos permitir avaliar os índices construtivos que não são aproveitados para que possamos comercializá-los, conseguiremos não apenas terminar o complexo, como também investir em atividades ligadas a este espaço. Este seria um belo presente no ano em que o Theatro São Pedro completa 160 anos”, destacou Moraes.  

Oásis

Nagelstein sugeriu que, antes de ser apresentado este pedido à Prefeitura, seja feito o estudo do índice construtivo. “Algum arquiteto, inclusive da própria obra, poderia fazer esta análise. Vamos fazer uma aproximação do Sinduscon com a Associação para que auxilie neste processo”, afirmou. O presidente da Câmara, que percorreu os cinco andares destinados às artes de palco, se surpreendeu com a “economicidade de uma obra tão majestosa como o Multipalco”, espaço que avaliou como inestimável para Porto Alegre.

“O Multipalco é um oásis no degradado Centro Histórico. É preciso louvar e apoiar o trabalho da Associação e da dona Eva Sopher, que atinge também a área social, a partir das oficinas de música e dança para crianças da periferia”, lembrou o vereador. “Esta é uma obra feita no estado da arte, permanentemente auditada e com toda a transparência. Concluir o Multipalco é dar um presente para a cidade e fazer uma homenagem à dona Eva. Para concluir o complexo, são necessários múltiplos esforços e a Câmara vai se somar”, afirmou ainda Nagelstein.

Também participaram da visita os vereadores Adeli Sell (PT) e Reginaldo Pujol (DEM), e o superintendente administrativo da Fundação Theatro São Pedro, Luiz Alberto Gusmão. 

Sobre o Multipalco
 
O Multipalco foi projetado para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores de forma ecologicamente correta. Com telhado verde, árvores nativas e captação de água da chuva, a estrutura deverá contar ainda com geração de energia solar e sistema de ar condicionado a gás. Alguns espaços já estão em pleno funcionamento, como a concha acústica, o restaurante, a área administrativa, uma sala para atendimento dos associados da AATSP, salas de reunião, a sala da música, o centro de formação cultural e o estacionamento, que se tornou uma das principais fontes de renda do complexo cultural.

No dia 27 de março, Dia do Teatro, será inaugurado o Foyer do Multipalco, que será a entrada principal para o Teatro Italiano e demais espaços do complexo Multipalco a partir da Rua Riachuelo. Também faltam ser concluídos os seguintes espaços: Sala da Dança, Teatro Italiano, Cine Teatro Oficina, as Salas Múltiplas, Sala de Imprensa, Lojas e Cafeteria e Bar. 

Para colaborar com o Multipalco, é possível tornar-se um dos mais de mil associados. Entre as vantagens, estão descontos de 50% nos ingressos de todos os espetáculos. Saiba como se associar e veja todos os benefícios clicando em http://www.teatrosaopedro.com.br/aatsp/associe-se/

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)