Comunicação Temática

Legislativo homenageia os 153 anos da Marinha do Brasil

  • Homenagem à Data Magna da Marinha: Batalha Naval do Riachuelo. Na foto, a vereadora Mônica Leal.
    Vereadora Mônica Leal, na tribuna, saudou a data em nome da Câmara Municipal (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Homenagem à Data Magna da Marinha: Batalha Naval do Riachuelo. Na foto, o comandante do 5º distrito naval, vice-almirante José Renato.
    O vice-almirante José Renato destacou o poder da esperança para a construção de um país melhor (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, durante o período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária desta quinta-feira (28/6), no Plenário Otávio Rocha, homenageou os 153 anos de história da Marinha do Brasil. A data foi completada no último dia 11 de junho, e faz referência à vitória brasileira na batalha naval de Riachuelo, sob o comando do almirante Tamandaré.

O comandante do 5º distrito naval, vice-almirante José Renato  de Oliveira, ao falar sobre a data magna da Marinha, registrou não concordar com o termo histórico Guerra do Paraguai: “foi uma guerra contra o ditador Solano Lopes, que invadiu o território brasileiro e chegou a empregar crianças em campo de batalha”. Oliveira recordou que a batalha, ocorrida em 1865, foi fundamental, do ponto de vista estratégico, para o desfecho da guerra. “Com o controle da bacia do rio da Prata, tivemos soberania logística sobre o exército paraguaio”, disse.

O vice-almirante destacou  ainda que, lamentavelmente, 109 brasileiros perderam a vida no conflito, mas citou a batalha como sendo simbólica pela esperança que representou, pois as tropas começaram o dia perdendo e terminaram ganhando. “O exemplo do herói marinheiro Marcílio Dias carrega a mensagem de que, mesmo sendo pessoas comuns, temos de acreditar em nós mesmos, melhorando nosso Brasil. Gente como a gente pode mudar a história do brasil e fazer um país melhor“, concluiu.

Orgulho

“A batalha de Riachuelo, um dos maiores feitos militares da nação, representa grande orgulho”, afirmou a vereadora Monica Leal (PP), que saudou a Marinha em nome do Legislativo da capital. A vereadora reiterou que, além da Marinha, Exército e Aeronáutica também são instituições destacadas e respeitadas no Brasil e no mundo: "as forças armadas fazem parte de meu repertório pessoal de respeito, principalmente pela influência familiar de seu pai, que foi militar de carreira no Exército".

Mônica destacou igualmente que a Marinha não apenas realiza sua missão de defender os quase oito mil quilômetros de extensão da costa oceânica do país, mas também presta serviços essenciais nos rios de regiões afastadas, assistindo às populações ribeirinhas.

Na solenidade também estiveram presentes o coronel Paulo Martins, do Comando Militar do Sul; major aviador Vinícius Martins Perez, da Ala 3 da Aeronáutica; e o coronel Cléber Rodrigues Goulart, do Comando-Geral da Brigada Militar.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)