Homenagem

Legislativo homenageia os 55 anos do Grupo de Operações Especiais

  • Período de Comunicações em homenagem aos 55 anos do Grupo de Operações Especiais (GOE)
    Policiais compareceram à Câmara para prestigiar a homenagem do Legislativo ao GOE (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem aos 55 anos do Grupo de Operações Especiais (GOE)
    Vereador Leonel Radde (PT) (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem pelo transcurso do 55° aniversário do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), comemorados no dia 22 de maio, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (23/05). O vereador Leonel Radde (PT), que é policial civil, falou em nome da Mesa Diretora. “Esta instituição é formada por homens e mulheres que dedicam a sua vida, e isso não é no sentido figurado, é no sentido literal. Nós que trabalhamos nas operações táticas, nós que trabalhamos no sistema operacional da nossa instituição, sabemos que não existe horário, não existe local, não existe clima, não existe intempérie que nos impeça de cumprir a nossa missão.”

Representando o Grupamento, o delegado Gabriel Bicca falou de sua trajetória na carreira pública e lembrou da importância do ex-vereador Pedro Américo Leal na criação, em 1967, do grupo que enfrenta as missões mais arriscadas e complexas. “Quando o perigo é maior, quando é muito mais arriscado ou quando a complexidade da investigação exige, quem eles chamam é o Grupamento de Operações Especiais por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais.”

Bicca lembrou da atual atribuição do grupo no comando da Delegacia de Investigação de Crimes Carcerários, que investiga lideranças de organizações criminosas recolhidas no sistema prisional. “O debate que havia dentro da Polícia Civil era aonde colocar esta delegacia, dada a complexidade da matéria e dada a problemática que era a atividade a ser exercida. E olhando o regimento, a chefia de Polícia enxergou na Coordenadoria de Recursos Especiais, especificamente no Grupo de Operações Especiais, o local adequado para esta missão difícil que é enfrentar a macrocriminalidade organizada no estado do Rio Grande do Sul.”

História

O GOE foi o primeiro grupo tático do Brasil e um dos primeiros do mundo apto à realização de atividades de polícia não-convencionais. É anterior, inclusive, ao esquadrão SWAT de Los Angeles, pioneiro nos Estados Unidos da América, criado em 1970. O GOE foi criado em 22 de maio de 1967, no governo de Euclides Triches, pelo então superintendente dos serviços policiais, tenente-coronel Pedro Américo Leal, e teve como primeiro chefe o comissário de polícia Valdevino Francisco da Silva. 

Atualmente conta com 47 integrantes e pode ser qualificado como uma equipe multitarefa, contando com vários segmentos, entre os quais: o Serviço Policial Operacional (SPO), encarregado do traslado dos presos de todos os órgãos policiais de Porto Alegre e Região Metropolitana até as respectivas Casas Penais do Estado do Rio Grande do Sul, o Grupo de Resgate e Intervenções (GRI), responsável pela atuação em gerenciamento de crise e apoio em operações policiais, a Casa de Custódia Policial, local onde são mantidos os presos com prerrogativa de prisão especial, e a Secretaria do GOE, onde são desenvolvidos projetos administrativos.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)