Presidência

Legislativo Municipal prestigia evento da ASDEP no Mês da Mulher

  • Presidente Monica Leal participa do Encontro das Delegadas de Polícia do RS. Na foto, a presidente com o  presidente da Asdep RS, Delegado Cleiton Freitas
    Delegado Cleiton, presidente da Asdep, e Mônica Leal na cerimônia da Asdep (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Monica Leal participa do Encontro das Delegadas de Polícia do RS. Na foto, a presidente com a chefe da Polícia Civil Nadine Anflor.
    Chefe de Polícia, Nadine Anflor, e a presidente da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), participou na noite dessa quarta-feira (27), de uma confraternização na sede da Associação dos Delegados de Polícia do RS (ASDEP). Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorreu o Encontro de Delegadas, que reuniu delegadas da Capital e do Interior, assim como convidadas de diversas entidades gaúchas. 

Mônica Leal frisou estar muito feliz e orgulhosa de reencontrar e conversar com tantas mulheres atuantes na área da segurança pública gaúcha. O coronel Pedro Américo Leal foi o responsável pela entrada das mulheres na Polícia Civil gaúcha quando foi Chefe de Polícia do RS. "Tenho uma ligação estreita e afetiva devido a trajetória do meu pai, coronel Pedro Américo Leal, que construiu carreira militar, mas que muito também contribuiu para a Polícia Civil, como Chefe de Polícia, sendo idealizador, fundador e patrono do Grupamento de Operações Especiais (GOE). Os meus cumprimentos a esta classe de homens e mulheres que se doam pela segurança  da sociedade, que estão nas ruas, nas delegacias, evitando e elucidando crimes", salientou a presidente.

O presidente da ASDEP, delegado Cleiton Freitas, destacou a força das mulheres que integram a Polícia Civil. “A mulher, quando quer, realiza. Nesse encontro, temos que ressaltar que hoje 33% dos cargos de delegados são ocupados por mulheres, assim como 37% por agentes. Vocês foram conquistando espaço e queremos cada vez mais mulheres junto a nós, pois isso fortalece a nossa instituição. Queremos, também, mais mulheres na presidência da associação”.

Também prestigiaram o evento a Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, e o vice-governador do Estado e secretário estadual de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, a secretária municipal de Segurança, delegada Claudia Cristina Santos da Rocha, e a deputada estadual Zilá Breitenbach.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)